X
X

Buscar

Conteúdo oferecido por:

A antiga fábrica de cerâmica que virou um dos melhores restaurantes do Vale Europeu

Ristorante La Spezia, de Pomerode, completa 25 anos de histórias, aconchego e boa comida italiana

Numa antiga fábrica de cerâmica de Pomerode funciona um dos melhores restaurantes do Vale Europeu. Este lugar familiar acaba de completar 25 anos e vem sendo destacado por jornalistas especializados como parada obrigatória a quem visita Pomerode.

Até meados dos anos 1990, o casarão que fica no Centro da cidade, a 30 minutos de Blumenau, produzia obras de arte. Adaptado para abrigar o Ristorante La Spezia, passou a servir massas e pizzas dentre as melhores que se pode encontrar em Santa Catarina.

O edifício conserva a arquitetura da antiga fábrica, então mantida por uma ceramicista alemã. Na sala do antigo forno, peças remetem à época em que se queimavam a 1.200 ºC louças e obras de arte que encantavam os turistas.

Mariana Furlan/Divulgação

 

A poucos metros dali, outro forno (este especialmente construído para o restaurante) exala o aroma que atrai moradores de Blumenau, Jaraguá do Sul, Joinville, Curitiba, Florianópolis e turistas de todo o Brasil e exterior.

Além das três salas decoradas com requinte, também chama a atenção o extenso jardim, arborizado e sempre florido.

Lucas Amorelli/Divulgação

Massas e pizzas

O cardápio do La Spezia segue a linha comfort food, adicionando pitadas contemporâneas à tradição italiana. No gnocchi al ragú, por exemplo, o sabor familiar característico da casa é proporcionado pelo ossobuco cozido por 10 horas em vinho tinto.

Clique aqui para conhecer o menu.

Já o ravioli di brie acaricia o paladar com a leveza da sálvia e o recheio de compota de pera e o queijo produzido em Pomerode.

Mariana Furlan/Divulgação

 

Até nos clássicos, como no filetto alla parmigiana, há um toque autoral. Aliás, chamar a carne de filé é até injusto. O presunto de parma e o queijo são servidos sobre generosos medalhões de mignon. Também não faltam opções para vegetarianos, veganos e pessoas com intolerância ao glúten.

Responsável por formar uma geração de pizzaiolos e profissionais de cozinha em Pomerode, a chef Sandra Carvalho criou sabores de pizzas que se tornaram populares na região. É o caso da famosa Nona Itália, que leva calabresa moída, alho, catupiry e parmesão.

O menu de pizzas, no estilo italiano, com massa fina e crocante, também tem sabores delicados, como brie e geleia de pimenta, e maçã verde, gorgonzola e mel.

Restaurante italiano em Pomerode

A história de 25 anos, celebrada neste mês de julho, começou com uma decisão corajosa da chef Sandra Carvalho, em 1993. Curitibana, descendente de italianos que fincaram raízes em Rio dos Cedros, ela arriscou abrir um restaurante italiano na cidade mais alemã do Brasil.

No início, a casa da família abrigava o restaurante. Quatro anos mais tarde, com o sucesso de público, veio a mudança para o endereço atual.

Nas receitas criadas pela chef sente-se o aconchego de um almoço de domingo, mas com sabor contemporâneo. Combinação possível graças à formação em Alta Gastronomia e a estágios em São Paulo, Itália e Alemanha.

Numa visita ao La Spezia você a encontrará circulando entre as mesas ao lado de sua filha, a jornalista Fernanda Ribas de Oliveira, que assumiu a gestão do restaurante em 2016.

Restaurante recomendado

Os 25 anos de qualidade e tradição foram reforçados por novidades adicionadas por Fernanda, a nova gerente. Em apenas dois anos foram renovados cardápio, decoração, identidade visual, equipe e parte da estrutura física do La Spezia. As mudanças vêm chamando a atenção da imprensa especializada.

O caderno Bom Gourmet, do jornal curitibano Gazeta do Povo, incluiu o La Spezia entre as razões gastronômicas para se visitar Pomerode. Em julho, o restaurante recebeu visita do jornalista gastronômico Rusty Marcellini, comentarista da rádio CBN, do canal GNT e do programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo.

O La Spezia também está entre os estabelecimentos recomendados pelo Tripadvisor em Pomerode.

Lucas Amorelli/Divulgação

Encontre o La Spezia

Fique sabendo das novidades do restaurante via Instagram ou Facebook.
Contato: (47) 3387-3200
www.laspezia.com.br