Lab Criação traz curso gratuito a Blumenau e região com foco em projetos culturais, captação de recursos e gestão cultural

O ciclo formativo é online e viabilizado pela Lei Rouanet, patrocinado pela empresa blumenauense Smurfit Westrock, e faz parte do 3º Ciclo Mulheres nas Artes, com inscrições gratuitas até dia 21 de outubro

Estão abertas as inscrições para o 3º Ciclo Mulheres nas Artes, da Lab Criação, que chega à região com um programa formativo voltado a mulheres na área de gestão cultural, com foco em projetos culturais, captação de recursos e gestão financeira, além de rodas de conversas acerca das temáticas.

O curso online em formato de educação à distância (EAD) será ministrado pelas fundadoras da Lab Criação e especialistas na área de gestão cultural, Luana Devechiati, Viviane Pinto e Chimeni Maia. As inscrições são gratuitas e seguem abertas com início das atividades no dia 21 de outubro pelo site.

O projeto é viabilizado pela Lei Rouanet e patrocinado pela empresa blumenauense Smurfit Westrock. “Acreditamos no poder transformador da arte e da cultura como ferramentas de inclusão e empoderamento. Apoiar o 3º Ciclo Mulheres nas Artes reforça nosso compromisso em promover a diversidade, oferecer oportunidades de capacitação e incentivar a participação ativa das mulheres no cenário cultural brasileiro”, destaca Taís Toledo, Gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Smurfit Westrock Brasil.

As videoaulas serão disponibilizadas entre os dias 21 de outubro e 4 de novembro, com rodas de conversa que ocorrem nos dias 11, 13 e 15 de novembro. “As rodas de conversa são momentos de compartilhamento de ideias e diálogo com gestoras, produtoras, artistas, educadoras e pesquisadoras sobre a gestão cultural feita por mulheres, com foco em responsabilidade pública e interlocução com comunidades”, afirma Luana Devechiati.

“O 3º Ciclo Mulheres nas Artes é um programa formativo que aborda exemplos práticos e aprofunda os conhecimentos em planejamento, escrita e desenvolvimento de projetos culturais. No total, serão 9 videoaulas e 3 rodas de conversa, e os estudantes que participarem de no mínimo 70% das atividades receberão certificados”, explica Viviane Pinto.

Segundo Chimeni Maia, as atividades deste ciclo são gratuitas e contam com recursos de acessibilidade. “O ciclo também enfatiza temas como acessibilidade, diversidade e inclusão. As participantes terão acesso a conteúdos sobre planejamento financeiro, montagem de orçamentos e cronogramas, além de estratégias para captação de recursos”, declara Chimeni. “Incluindo transcrição, legendas e tradução em Libras nas rodas de conversa, garantindo que o conteúdo seja acessível a todos”, complementa.

O 3º Ciclo Mulheres nas Artes é viabilizado por meio da Lei Rouanet (Pronac 235456), com patrocínio da Smurfit Westrock, e realizado pela Bendita Prosa, Simpoiese, Girassol Incentiva, Ministério da Cultura e Governo Federal. Acompanhe as novidades pelas redes sociais.

Lab criação

É uma plataforma virtual de formação cultural dedicada ao desenvolvimento de projetos culturais criados e realizados por mulheres. Desde seu lançamento em 2020, a plataforma já realizou três ciclos formativos: 1º Ciclo Mulheres nas Artes em 2020; 1º Ciclo Cultura e Sociedade em 2022; 2º Ciclo Mulheres nas Artes em 2023. A plataforma oferece conteúdos como webinários, videoaulas, oficinas e publicações, todos disponibilizados de forma gratuita e acessível.

Smurfit Westrock

A empresa é uma líder global de embalagens sustentáveis, com presença em mais de 40 países e 100 mil funcionários. Possui mais de 500 operações de conversão e 63 fábricas de papel que oferecem soluções sob medida para clientes, com qualidade e confiabilidade. No Brasil, conta com cerca de 5 mil colaboradores e está presente em seis estados brasileiros, com seis unidades de produção de papel, 10 unidades fábricas de conversão e 54 mil hectares de floresta.

Ministrantes do curso da Lab Criação

Luana Devechiati é responsável pela direção de projeto e é uma das fundadoras do Lab Criação. Para este ciclo, preparou uma série de aulas sobre Gestão Financeira. Há 15 anos atua como gestora de projetos culturais. É bacharel em Turismo, especialista em Gestão de Projetos Culturais pela USP/ECA, atuando no planejamento, gestão e produção de projetos para artistas, empresas, institutos, fundações e organizações sociais, em diversas linguagens, junto a fomentos existentes, desde os incentivos fiscais e editais até o patrocínio direto.

Viviane Pinto é coordenadora pedagógica e fundadora do Lab Criação. Para este ciclo, está à frente das aulas sobre Projetos Culturais. Educadora e gestora cultural com pesquisa e atuação em mediação cultural, políticas públicas, gestão e produção cultural. É mestre em Estudos Culturais e especialista em Gestão Cultural pela USP, com graduação em Administração Pública pela UNESP. Criadora da Simpoiese, organização que trabalha com a idealização e o desenvolvimento de projetos socioculturais e programas educativos em arte e cultura.

Chimeni Maia está à frente da comunicação institucional, além de fundadora do Lab Criação. Neste ciclo preparou aulas sobre Captação de Recursos com empresas. É graduada em Publicidade e Propaganda na Belas Artes e pós-graduada em Gestão Cultural na ECA/USP. É mobilizadora de recursos de projetos culturais e consultora para empresas na utilização das leis de incentivo, gerenciamento e acompanhamento de projetos patrocinados. Possui experiência de mais de 20 anos em gestão, produção, comunicação e marketing, captação de recursos e gestão de patrocínios.

Agenda do curso

Dia 21 de outubro: Projetos culturais, com Viviane Pinto
Dia 28 de outubro: Captação de recursos, com Chimeni Maia
Dia 4 de novembro: Gestão financeira, com Luana Devechiati
Dia 11 de novembro: Mulheres no trabalho com arte e cultura
Dia 13 de novembro: Projetos culturais em interlocução com comunidades
Dia 15 de novembro: Acessibilidade, diversidade e inclusão.

Leia também:
1. GALERIA – Confira como foi a abertura da 39ª Oktoberfest Blumenau
2. VÍDEO – Brusquense deixa Orlando em meio à ameaça de Furação Milton
3. Taxistas poderão usar corredor exclusivo para ônibus em Blumenau; entenda
4. Homens invadem casa, pegam chave e furtam carro em Indaial
5. Quem são os três novos nomes eleitos para Câmara de Blumenau


Veja agora mesmo!

Casarão da família Karsten tem detalhes que revelam origem da empresa e história do têxtil na região:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo