X
X

Buscar

Laboratório da Ufsc Blumenau integra projeto vencedor de competição nacional

Objetivo da competição é premiar projetos inovadores em ciência e tecnologia

O Laboratório de Magnetismo e Materiais Magnéticos (Lab3M) da Ufsc Blumenau integra um projeto que foi o vencedor da competição nacional Falling Walls Lab Brazil 2024. A final da edição deste ano foi realizada no dia 27 de setembro, em Recife, Pernambuco. O projeto MagChill é coordenado pelo Polo – Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica da Ufsc Florianópolis.

A ideia da competição é premiar projetos inovadores que “derrubem muros” em ciência e tecnologia. O evento deste ano recebeu a inscrição de 74 projetos de todo o Brasil, dos quais 15 foram selecionados e foram apresentados para uma comissão composta por sete jurados. O coordenador do projeto vencedor, Guilherme Fidelis Peixer, irá apresentá-lo para um júri internacional em Berlim, na final global do Falling Walls Lab, em novembro. Ele irá representar o Brasil junto a competidores de todo o mundo.

Professor Guilherme Fidelis Peixer vai apresentar o projeto para um júri internacional em Berlim, na Alemanha, em novembro | Foto: Ufsc/Divulgação

O projeto premiado, o MagChill, propõe o uso de magnetismo para refrigeração e aquecimento com alta eficiência, evitando o uso de fluidos que prejudicam o meio ambiente e eliminando o risco de vazamentos, com baixo consumo de energia e possibilidade de reciclagem dos materiais utilizados. O sistema foi desenvolvido e é controlado com técnicas de inteligência artificial. Saiba mais sobre o projeto clicando aqui.

Cristiano da Silva Teixeira, professor da Ufsc Blumenau que atua no Lab3M, conta que receber a premiação deu uma sensação de dever cumprido. “Nos propusemos a desenvolver o primeiro sistema de refrigeração magnética do mundo com nível de maturidade tecnológica 6 (TRL-6), ou seja, em um ambiente relevante de aplicação. E talvez os resultados mais importantes, além das publicações e patentes geradas, são as inúmeras pessoas formadas nos mais diferentes níveis, desde iniciação científica até doutores”, avalia. “Sempre que recebemos reconhecimentos, como a premiação em questão, é motivo de muita alegria”, completa o professor.

Novos integrantes

O Lab3M está em busca de novos integrantes para atuarem nas áreas de Engenharia de Materiais, Engenharia de Controle e Automação e Química. O laboratório busca alunos que tenham interesse em desenvolver atividades de iniciação científica, de estágio acadêmico, trabalhos de conclusão de curso ou ainda trabalhos de mestrado. No site do Lab3M é possível acessar os formulários para contato, para alunos de graduação e de pós-graduação.

O laboratório foi criado para atender uma grande demanda de desenvolvimento de atividades de pesquisa e de extensão na cidade de Blumenau e região, principalmente na área de magnetismo e de materiais magnéticos. Neste contexto, a equipe do laboratório está em constante envolvimento com projetos que permitam a universidade contribuir para avanços científicos e tecnológicos, bem como no estreitamento da relação entre a instituição e o setor industrial.

Leia também:
1. Jornal O Município Blumenau chega aos 7 anos registrando história da cidade e da região
2. Furacão Milton: casal blumenauense relata vida na Flórida após passagem de ciclone
3. PM apreende 500 unidades de ecstasy em posse de homem abordado fumando maconha na rua, no Velha Grande
4. 32ª Festa do Imigrante de Timbó inicia nesta quinta-feira; confira detalhes
5. Motorista de 20 anos capota carro e sai ileso em rodovia de Gaspar


Veja agora mesmo!

Casarão da família Karsten tem detalhes que revelam origem da empresa e história do têxtil na região: