Laboratório de Tecnologia e Inovação Sustentável da Furb deve começar a operar no próximo semestre
Proposta é integrar estudo de tecnologias de ponta às demandas das empresas da região
O novo laboratório da Universidade Regional de Blumenau (Furb), focado em tecnologias de ponta, deve começar a funcionar no próximo semestre. Com cerca de R$ 500 mil apenas em emendas parlamentares, o Laboratório Integrado de Tecnologia e Inovação Sustentável do Médio Vale do Itajaí (Litis) busca combinar as necessidades da indústria ao aprendizado dos estudantes.
Fabio Perez, diretor do Centro de Ciências Tecnológicas da instituição, explica que desde o fim do ano passado – quando o projeto foi autorizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – a equipe já está estudando como aplicar os investimentos.
O espaço está sendo montado no Campus 2, no Centro Tecnológico da universidade. Ao menos um pregão eletrônico já foi finalizado e novos devem ser realizados no futuro. As primeiras propostas já foram analisadas para que o laboratório possa ser implantado.
“A ideia é integrar diversas tecnologias de ponta. Cidades inteligentes, tecnologias verdes, energias limpas, robótica, inteligência artificial, manufatura aditiva e Indústria 4.0. Tecnologias emergentes no mundo, que queremos integrar no mesmo espaço”, explica o professor.
Atualização será contínua
Por se tratar de um laboratório focado em tecnologias de ponta e inovação, os equipamentos serão atualizados constantemente. Eles também seguirão as demandas de projetos que surgirem.
“Ao longo desse semestre ainda teremos novas aquisições. Os primeiros equipamentos devem chegar em um ou dois meses. Nossa expectativa é que até julho tenhamos todos os itens do primeiro pacote disponíveis já para uso da universidade, do Centro de Inovação e das empresas para montarmos parcerias e pesquisas na área”, enfatiza Fabio.
Para a construção do modelo de Indústria 4.0, que conta que itens para os quais não é possível realizar uma licitação, uma parceria com a WEG foi realizada. O investimento para essa etapa é de quase R$ 240 mil.
No futuro, aportes de outras empresas interessadas em pesquisas nas áreas delas também devem colaborar com os investimentos para manter o laboratório constantemente atualizado.
Investimento para toda a região
A localização é chave, já que o campus fica próximo ao Centro de Inovação de Blumenau, que deve conectar o Litis a empresas da região. O laboratório também fará parte do Distrito de Inovação da cidade, projeto da Furb.
Equipamentos que já estão sendo estudados são modelos de telhados verdes, braços robóticos e diversas formas de geração de energias renováveis. Mas um dos enfoques do laboratório para Fabio é o investimento em tecnologia 5G.
“Como quem ganhou um dos leilões aqui no Sul foi Unifique, de Timbó, a implantação no estado já deve começar este ano. No laboratório já estamos trabalhando com equipamentos para formalizar trabalhos em cima disso”, detalha.
Além de trabalhar em conjunto das empresas da região, o Litis também deve atuar junto das escolas. Seja divulgando e educando os estudantes do ensino fundamental e médio ou capacitando professores.
“Assim eles podem ver essas tecnologias de ponta de perto e acompanhar assuntos mundialmente fortes de inovação. Dessa forma eles aprimoram esses conhecimentos quanto antes e disseminamos a tecnologia e a inovação na região”, ressalta Fabio.