Lares de Blumenau completam mais de 24 horas sem luz; confira prazo da Celesc
Segundo empresa, retorno deverá ser ainda na noite desta quarta-feira
Apesar de grande parte das interrupções de energia elétrica em Blumenau devido à ventania da última terça-feira, 30, ter sido recuperada – são atualmente 15.034 unidades sem energia elétrica, sendo que chegou a ultrapassar 85 mil – a situação ainda afeta muitos lares.
Milhares de residências e empresas da cidade já completaram mais de 24 horas sem energia. O reflexo disso é uma série de problemas, como a dificuldade na comunicação, iluminação e no congelamento de alimentos para os moradores e a impossibilidade de produção para os empresários. A falta de luz também gerou complicações no bombeamento de água potável em Blumenau, e por diversas horas as casas ficaram sem acesso à água.
Uma das usuárias que foi bastante prejudicada com a situação da falta de energia em Blumenau é Julia Henn Christianini, de 22 anos. Cursando Jornalismo na Furb, ela explica que foi impedida de finalizar e entregar trabalhos acadêmicos importantes. Além disso, o prazo de entrega para seu projeto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) era esta quinta-feira, 1. “O prazo foi adiado para amanhã devido à situação, mas não tenho garantia que a energia voltará a tempo”.
Julia mora em uma via transversal à rua Jorge Lacerda, no bairro Velha, e todos na localidade estão na mesma situação. A energia caiu por volta das 15h30 de terça-feira, 30. “De forma mais geral, alimentos descongelados no freezer ou que estão na geladeira por precisar de refrigeração já estragaram. Tive a sorte de ter um carregador portátil para celular que me permite manter a comunicação, mas a bateria deve acabar logo também, e então ficamos incomunicáveis”.
Desde que a luz acabou, ela explica que foi tentado comunicação com a Celesc via SMS e também ligação para o 0800, mas não houve respostas.
Nota da Celesc
“Neste momento, 300 equipes trabalham para recuperar o sistema, com cerca de 1300 pessoas, mas o trabalho exige retirada de material pesado das redes e a previsão é que seja estendido por alguns dias em determinadas localidades.
A Celesc está trabalhando para recompor 75% a 80% do sistema até o final desta quarta-feira. Em cidades do interior, o tempo de recomposição pode ser de dois a três dias.
A orientação é para que as pessoas fiquem em casa e não se aproximem de locais próximos à rede elétrica para evitar acidentes”.