X
X

Buscar

Legenda em linha de ônibus de Blumenau é alterada para homenagear moradores de comunidade

Mudança inicia na segunda-feira

Nos primeiros anos do século 20, surgiram em Blumenau três comunidades denominadas Tatutiba I, II e III. Um mapa da cidade, datado de 1938, demonstra a existência das Tatutibas identificando três estradinhas coloniais, a mais conhecida delas atualmente é a Rua Jacob Ineichen.

Para homenagear a história dessa comunidade, a Associação de Moradores e Amigos das Tatutibas solicitou à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) a mudança da legenda do itinerário da Linha 122, hoje conhecida como Via Moinho, para Tatutiba.

O diretor de Transportes, Lairto Leite, destaca a importância da ação para o resgate da cultura e história de Blumenau. “Pode parecer um gesto simples, mas para os moradores das Tatutibas é uma forma de manter viva a origem do nome colonial e as tradições alemãs”, conta.

A mudança da legenda inicia na segunda-feira, dia 20, passando a ser denominada como Linha 122 – Via Moinho/Tatutiba, que atende a região das ruas Carlos Krueger, Erich Meyer, Paul Zingel Filho e Paul Zingel.

As Tatutibas

A história da comunidade das Tatutibas pode ser encontrada na pesquisa de Angelina Wittmann, arquiteta e mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, de 1994.

Fotos, mapas e o significado da palavra Tatutiba demonstram que eram expressões comuns nas primeiras décadas da história de Blumenau e região, chegando ao nosso tempo sem muita compreensão de sua origem, como, por exemplo, Tatutiba e Tifa, palavras ainda usadas em algumas estradas interioranas.

Leia os destaques da semana:

1. GALERIA – Bombeiros de Santa Catarina já resgataram mais de 3,5 mil vítimas no Rio Grande do Sul
2. “Hotel pra cachorro”: cresce número de hospedagens e creches para pets em Blumenau
3. Falando de umbanda e numerologia, morador de Blumenau conquista mais de 300 mil seguidores nas redes sociais
4. Por que Mitsubishi Electric escolheu Blumenau para abrir primeiro escritório fora de São Paulo
5. Renal Vida faz primeira hemodiálise em paciente bebê em Blumenau


Veja agora mesmo!

Construída pela comunidade, Sociedade 1º de Janeiro busca conservar tradições: