Letícia Silva

Letícia Silva é jornalista, empresária e corredora amadora. Aqui, toda segunda-feira ela compartilha em vídeo histórias inspiradoras, curiosidades e dicas de especialistas sobre o universo das corridas.

Atleta de Blumenau é vice-campeã continental com Seleção Brasileira de Ultramaratonistas

Desempenho individual ficou abaixo do esperado por Dianne Schaldach, mas ela volta pra casa realizada com experiência de estrear no 100km Américas

A blumenauense Dianne Schaldach foi vice-campeã por equipe no Campeonato Continental de Ultramaratona de 100Km Américas. Neste fim de semana, em Bertioga (SP), ela representou a Seleção Brasileira no campeonato organizado pela Associação Internacional de Ultramaratonistas (IAU) e pela Confederação Brasileira de Atletismo. No individual, Dianne ficou em 17º geral Feminino. A campeã individual foi a brasileira Helen Cristina Caleira.

“Dei o meu melhor pra completar a prova pelo time. A maior recompensa é o carinho das pessoas e estar entre os melhores ultramaratonistas das Américas é incrível! São pessoas extraordinárias, que tive o privilégio de conviver e aprender muito!”, contou a vice-campeã blumenauense.

Brasil venceu no masculino

O Campeonato 100km Américas é disputado num circuito homologado de 5km. Ou seja, o atleta precisa percorrer 20 vezes seguidas o mesmo trecho. Loucura? “Foi difícil e maravilhoso como tem que ser. Entrei sabendo que não tinha chance de pódio, não sou rápida. Num percurso assim tem que administrar dor e muitas emoções“, resumiu Dianne.

Além da prova de 100km, que Dianne participou, a competição teve corridas de 5km, 10km, 20km, 50km, 80km, revezamento de 100km em equipes de 10 atletas e revezamento de 100km em equipes de cinco atletas.

No feminino em equipes, o Brasil perdeu apenas pra Argentina. O Uruguai completou o pódio. No masculino, o Brasil foi campeão, com Argentina em segundo lugar e com o México conquistando o bronze.

Dianne foi campeã internacional em 2018

A funcionária pública de Blumenau foi convocada para a Seleção Brasileira em maio. Nove homens e nove mulheres representaram o país na competição, que aconteceu na América do Sul pela primeira vez. Além do Brasil, compareceram seleções da Argentina, México, Paraguai e Uruguai.

A ultramaratonista blumenauense já foi campeã internacional. Em 2018, na 13ª Run Across Burgenland, na Áustria, Dianne percorreu 218km em 35h51min e ficou em primeiro lugar no feminino.

“Confesso que por alguns momentos achei que não conseguiria. Chuva, escuridão total, horas e horas sem encontrar nenhum outro corredor, ter ficado sem bateria no relógio, perder o ponto de hidratação… Cheguei a adormecer caminhando! Mas, ao mesmo tempo, foram momentos de contemplação, de sentir a energia do lugar, das pessoas… Foi extraordinário!”, definiu Dianne nas redes sociais em 2018.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo