+

Licitação para compra de trator em Pomerode é suspensa por possíveis irregularidades

De acordo com TCE-SC, há indícios de que a prefeitura tenha favorecido empresa vencedora

O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) mandou que a Prefeitura de Pomerode suspenda a licitação para a compra de um trator agrícola. A decisão se deu por meio de medida cautelar em ação impetrada pela empresa Ituara Ltda, por possíveis irregularidades no pregão.

De acordo com o conselheiro relator do TCE, Luiz Eduardo Cherem, a descrição do edital apontava a necessidade de 18 especificações para o trator, algo que apenas uma marca pode atender. Diante disso, das duas empresas que apresentaram propostas, uma delas foi desclassificada, já que cotou uma máquina da empresa Landini, que não possuía a injeção eletrônica específica condizente no edital.

Com isso, a empresa vencedora foi a Valfertil Máquinas Agrícolas, que apresentou um veículo da marca Valtra, no valor de R$ 247 mil e que condizia com todas especificações. Para Cherem, há indícios de que a Prefeitura de Pomerode tenha favorecido a empresa em questão.

“Com a desclassificação da empresa que cotou a marca Landini e tendo a vencedora Valtra Valmet, denota-se que a descrição (potencialmente) foi direcionada para a marca informada pelo representante. Anota-se que a definição do objeto “deverá ser precisa, suficiente e clara, vedadas especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem na competição”, como prescreve o inciso já citado. Destarte, ante a análise realizada, constato estar presente o fumus boni iuris, consubstanciado na verossimilhança das alegações da Representante quanto à irregularidade apontada”, apontou o relator.

Além de conceder a medida cautelar, suspendendo o pregão eletrônico, o TCE também determinou que fosse realizada uma audiência com o prefeito Ércio Kriek, para apresentar as justificativas referentes ao processo licitatório.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Pomerode, que por meio da assessoria de imprensa informou que a licitação foi suspensa assim que ficaram sabendo do posicionamento do TCE-SC – antes mesmo de serem notificados da decisão. Além disso, que um processo interno já foi iniciado para averiguar se realmente houve direcionamento de licitação, conforme denúncia.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo