Linguiça Blumenau ganha selo de Indicação Geográfica e será fabricada em 16 cidades do Vale do Itajaí
Serão 16 municípios responsáveis pela produção
Segundo a documentação apresentada ao INPI, o nome geográfico Blumenau passou a identificar o produto cuja origem e características estavam diretamente relacionadas ao processo de colonização alemã na região, fruto da adaptação de um saber trazido pelos imigrantes, tornando-se autêntico, emblemático e típico da localidade.
A produção desta linguiça fresca e defumada abrange o território original do município de Blumenau em 1894, conforme demonstrado na documentação. Originalmente, visava ao autoconsumo, preservando a carne suína produzida pelos colonos. A linguiça, então, se estabeleceu como um produto típico da região e gradativamente passou a ser comercializada, alcançando, inclusive, outros estados.
Além disso, a linguiça oriunda de Blumenau mantém uma uniformidade em sua produção na área delimitada, com base no saber fazer tradicional dos produtores, mas que se modernizou ao longo dos anos, observando as normas sanitárias vigentes.
Ainda de acordo com a documentação enviada ao INPI, a linguiça de Blumenau é fruto das “representações étnicas, típicas, tradicionais e culturais, ligadas ao consumo e ou à produção da linguiça Blumenau na região, portanto, marcados geograficamente pelas ‘festas étnicas da cultura alemã’, onde a gastronomia típica se manifesta com pratos e receitas com a linguiça Blumenau, ou seja, por ativos turístico-culturais como a ‘Rota da Linguiça’, realizada na região”.
Leia também:
1. Identificado motociclista que morreu em acidente nesta terça-feira em Blumenau
2. Carro pega fogo em estacionamento no Centro de Blumenau
3. Jovem de Blumenau está desaparecida desde última semana
4. “Vai ser 58 0”; como Luiz de Orobó, um dos maiores memes esportivos do Brasil, veio parar em Blumenau
5. Gato Galáctico: filme com cenas em Pomerode e atores de Timbó está nos cinemas de todo o Brasil
Veja agora mesmo!
César Paulista conta histórias da carreira e fala sobre o futebol atualmente: