X
X

Buscar

Linguiça Blumenau recebe selo de Indicação Geográfica durante Oktoberfest

Selo foi enregue pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial

A Linguiça Blumenau agora faz parte do grupo de Indicações Geográficas (IG) catarinenses. O selo aguardado desde 2019 foi entregue pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial, com cerimônia durante a Oktoberfest Blumenau.

A cerimônia contou com a presença de autoridades do Sebrae/SC e da Associação das Indústrias Produtoras de Linguiça Blumenau na Vila Germânica.

O selo de IG garante que apenas empresas da região delimitada produzam o alimento. As cidades permitidas são Blumenau, Gaspar, Pomerode, Timbó, Indaial, Presidente Getúlio, Lontras, Presidente Nereu, Rio do Sul, Aurora, Ituporanga e Imbuia.

História da linguiça Blumenau

A história da linguiça Blumenau remonta aos colonizadores alemães que trouxeram consigo essa tradição culinária. Desde 1894, essa iguaria começou a se popularizar na região, sendo produzida por diversas agroindústrias locais. No entanto, com o passar do tempo, muitas dessas empresas fecharam suas portas, e a produção da linguiça tornou-se informal.

Foi somente em 1996 que a Ipom Defumados Blumenau foi fundada, trazendo de volta a tradição da Linguiça Blumenau de forma oficial. Desde então, a empresa tem se dedicado a preservar a autenticidade e qualidade desse produto tão apreciado na região.

Com o apoio do Sebrae e a união de diversos produtores locais, foi criada a Associação de Produtores da Linguiça Blumenau, com o objetivo de valorizar e proteger essa tradição centenária. O presidente da associação é João Rodrigues Junior, dono da Ipom.

Hoje, a Linguiça Blumenau continua sendo produzida de forma artesanal por nove empresas associadas, sendo a Ipom uma delas. Com cerca de 20 trabalhadores e uma produção mensal de 20 a 30 toneladas, a Ipom mantém viva a tradição da Linguiça Blumenau, levando esse sabor único aos consumidores de Santa Catarina.

Leia também:

1. VÍDEO – Carro pega fogo e mobiliza bombeiros no bairro Itoupava Seca, em Blumenau
2. MP-SC pede investigação da morte de bebê que teria apresentado sinais vitais no velório em SC
3. Recorde de público é registrado neste sábado na 39ª Oktoberfest Blumenau
4. Lula sofre acidente doméstico e cancela ida ao Brics na Rússia; saiba mais
5. Jovem é preso por tráfico de drogas e posse ilegal de arma no Água Verde, em Blumenau


Veja agora mesmo!

Casarão de Willy Sievert conta com detalhes projetados a mão pelo empresário blumenauense: