Lista de marcas e lotes de café com impurezas e impróprias para consumo é divulgada pelo governo; confira
Divulgação foi feita nesta segunda-feira
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou uma lista com 14 marcas de café torrado que foram desclassificadas após a constatação de matérias estranhas e impurezas ou elementos estranhos acima dos limites permitidos pela legislação vigente, a Portaria nº 570.
Os produtos considerados impróprios para consumo serão recolhidos pelas empresas responsáveis. A ação está respaldada pelo artigo 29-A do Decreto 6.268/2007, que prevê a aplicação do recolhimento em casos de risco à saúde pública, adulteração, fraude ou falsificação de produtos.
Orientações sobre o café impróprio
O alerta de risco faz parte dos desdobramentos da Operação Valoriza, que contou com ações de fiscalização em todo o país entre os dias 18 e 28 de março de 2024, tendo sido coletadas 168 amostras de café no período.
Aos consumidores que caso tenham adquiridos esses produtos, o Mapa orienta que os compradores parem de consumir, podendo solicitar sua substituição nos moldes determinado pelo Código de Defesa do Consumidor.
Ainda, caso encontrem alguma dessas marcas sendo comercializadas, o Ministério solicita que seja comunicado imediatamente pelo canal oficial Fala.BR, informando o estabelecimento e endereço onde foi adquirido o produto.
As fiscalizações de café torrado e moído no mercado interno é realizada pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária.
Veja quais marcas e lotes de café não devem ser consumidos:
Leia também:
1. Primeiro dia de julho é considerado o dia mais frio do ano em Blumenau
2. Jorginho Mello estará em Blumenau para lançamento da Oktoberfest 2024
3. Veto do prefeito ao projeto que altera cálculo do ITBI é derrubado na Câmara de Blumenau
4. Parque Beto Carrero World fica em 4º lugar na “Travellers’ Choice” do TripAdvisor
5. Construção da nova ponte da rua Paraíba fará via ficar interditada por uma semana em Blumenau
Veja agora mesmo!
A loja toda de ressaca: Rafa Muller conta histórias da época em que trabalhou com Sargento Junkes: