Livro “Alto Vale do Itajaí: o Vale dos Papagaios” será lançado durante evento em Florianópolis
Evento é gratuito e aberto ao público em geral
Guilherme Carlini Piazera, artista plástico e escritor, terá a sua obra lançada nesta quinta-feira, 20, na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis, a partir das 19h. A entrada é gratuita e aberta ao público. O tema da obra trata da presença dos povos indígenas na região do Alto Vale do Itajaí e do imigrante alemão Francisco Frankenberger.
O livro foi escrito por Guilherme Carlini Piazera, com participação de Juarez Inácio de Oliveira e Taciane Lippel. A temática explora o caminho que o imigrante alemão Francisco Frankenberger fez na região do Alto Vale do Itajaí e na cidade de Laurentino. Além disso, retrata a influência dos povos indígenas, em especial os kaingangs e os xoklengs.
“Além de morar próximo ao rio onde era visitado frequentemente pelos barulhentos papagaios, Frankenberger decidiu escrever um diário entre os anos 1890 e 1900, revelando a sua vida descontraída na nova colônia, deixando para trás o frio e o pensamento alemão”, afirma Guilherme Piazera em nota oficial.
O livro também contém ilustrações, assinadas por Piazera, retratando o rio Itajaí-Açú e afluentes na região do Alto Vale do Itajaí. As ilustrações foram baseadas em fotografias produzidas pela bióloga e educadora ambiental Taciane Lippel.
“Alto Vale do Itajaí – o Vale dos Papagaios” tem publicação independente, através de uma parceria entre a Associação Ambientalista Pimentão e a Universidade Para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi). Com tiragem de 500 livros e distribuição gratuita, a obra teve um lançamento em março na Unidavi, em Rio do Sul.
De acordo com a divulgação, quem participar do evento na Fundação nesta quinta-feira, 20, receberá um livro, mas caso não consiga participar é possível solicitar no e-mail do autor. Neste caso, os custos do frete serão cobrados do leitor.
Conheça o artista do Alto Vale do Itajaí
“Diante da repercussão que o livro causou no lançamento regional, vimos a necessidade de levar a obra para o conhecimento de todos os catarinenses. E realizar o lançamento do livro na Fundação Cultural BADESC será uma oportunidade para que o conteúdo abordado no livro chegue em mais mãos e possa abrir diálogos e reflexões a respeito da nossa colonização e história”, compartilhou Piazera em nota.
Guilherme Carlini Piazera, conhecido também como Pique, é grafiteiro, artista plástico e arte-educador, natural de Laurentino. O artista conta com graffitis espalhados por diversas cidades de mais de dez estados brasileiros, participa de projetos culturais com ligação na arte urbana, como oficinas de arte-educação em escolas e centros sociais e culturais e apresenta suas obras em exposições coletivas e individuais em galerias e museus.
O artista já expôs em sua cidade natal, Rio do Sul, Florianópolis e Curitiba, no Paraná. Tem formação na Escola de Música e Belas Artes do Paraná no curso de Licenciatura em Artes Visuais.
Leia também:
1. TEMPO REAL: Acompanhe agora o julgamento de Evanio Prestini, do Caso Jaguar
2. Operação que investiga autoria dos tiros na casa de ex-secretário municipal é deflagrada em Blumenau, Indaial, Timbó e Pomerode
3. Oktoberfest Blumenau: confira os novos carros alegóricos que estarão nos desfiles
4. NOVIDADE – Jornal O Município Blumenau desativa grupos de WhatsApp e cria canal; veja como receber as notícias
5. Homem faz trilha em mata fechada, se perde e mobiliza bombeiros em Blumenau
Veja agora mesmo!
Pedra afrodisíaca? Beto Baby conta sobre momentos engraçados da juventude para Sargento Junkes: