Livro que trata sobre luto e conta história de vítima de creche de Blumenau é lançado na Alesc
Evento aconteceu na quarta-feira
Nessa quarta-feira, 24, aconteceu o lançamento “Livro Bernardo: uma estrela Brilhante” na Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Marcos da Rosa (União). O livro trata sobre luto e conta a história de Bernardo Pabst da Cunha, de 4 anos, uma das vítimas do atentado no CEI Cantinho Bom Pastor.
O livro é de autoria de Júlia de Souza Machado. Ela, que é madrinha de Bernardo, conta que, “nessa historinha, apesar de ser um livro infantil, a gente fala sobre um tema muito difícil. Falar sobre a morte, o fim inevitável da vida. Nós adultos evitamos falar sobre isso e as crianças nos perguntam. O livrinho começou como uma forma de abraçar a minha família, mas com o tempo vimos quantas pessoas se sentiram abraçadas pela história”.
O livro, segundo a autora, surgiu da promessa que fez ao Bernardo quando publicou seu primeiro livro, intitulado Uma Ladra no Reino de Bragança, pela editora Viseu.
Saiba mais: Livro sobre vítima do atentado em creche de Blumenau é lançado em Shopping;
Segundo a madrinha e os pais, Bernardo sempre foi, desde pequenininho, apaixonado por livros. “Então, eu pensei em fazer uma história colorida, divertida, como as que ele tanto gostava. Mas não deu tempo, o relógio da vida foi mais rápido e acabei, por outros motivos, fazendo a história do Bernardo e, com isso, abraçar minha família, os pais do Bernardo, meus primos, que tanto sofrem até hoje, assim como eu, e trazer talvez uma esperança. Transformar a dor em amor”, declarou Júlia.
Para Jennifer Pabst, mãe do menino, o livro é uma grande homenagem ao Bernardo, e trata de um tema muito sensível para ser abordado com crianças, em especial as que passaram pelo ataque à escola onde estudavam e viram seus amigos serem mortos. “Esse livro também foi muito especial, porque ajudou a transformar toda a dor, todo o desafio do luto, em amor”.
Confira mais: “Transformar dor em esperança”: o depoimento emocionante de famílias de vítimas do atentado à creche de Blumenau após um ano;
Projeto Vamos Salvar o Dia
Além do livro, os familiares de Bernardo também desenvolveram o projeto “Vamos Salvar o Dia”, em que procuram buscar por justiça, por leis mais rígidas. “Também atuamos com palestras, como a que leva o título Não terceirize o amor, que busca despertar paz, amor nos pais e educadores que têm como missão atuar no desenvolvimento de crianças”, informou Jennifer.
Leia também:
1. Acidente entre caminhão e motocicleta deixa duas pessoas em estado grave na BR-470, em Ibirama
2. Blumenau confirma mais três mortes por dengue; confira últimos dados
3. Professor que sequestrou aluna de 12 anos em Pomerode é condenado
4. MP-SC arquiva processo sobre repasse do transporte coletivo em Blumenau
5. Saiba quando Alesc realizará sessão itinerante em Blumenau
Veja agora mesmo!
Conheça o morador de Blumenau que já jogou no Metro, Vasco e até na Suíça: