Livro sobre colonização italiana no Médio Vale é lançado em Blumenau
Gionanni Trentini faz parte da história de Rio dos Cedros
O livro “O mestre-escola: retalhos da vida de Gionanni Trentini em Rio dos Cedros” de Noberto Dallabrida será lançado na Universidade Regional de Blumenau (Furb) nesta sexta-feira, 28. A obra fala sobre a colonização italiana no Vale do Itajaí.
O evento é uma parceria entre o curso de História e o Laboratório de Didática da História (Ladih). O lançamento terá início às 19h e será realizado no auditório do bloco J, campus 1 da universidade.
Sobre o livro
O livro trata da trajetória de Gionanni Trentini no contexto da colonização italiana do Vale do Itajaí, mais especificamente da região de Rio do Cedros e não se detém apenas na história desse professor, mas através dele busca compreender aspectos da imigração europeia para a região e os desafios enfrentados pela colonização, tais como a organização da comunidade, a oferta de serviços educacionais e religiosos, entre o final do século XIX e o início do XX.
“Gionanni Trentini nasceu em Vicenza, região do Vêneto (Itália), no ano de 1938. Formado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Pádua, imigrou para o Vale do Itajaí em 1978, em busca de melhores condições de vida. Na região, exerceu a função de capelão leigo na Comunidade da Capela de Nossa Senhora das Dores (La Dolorata), mestre-escola e supervisor de escolas paroquiais em um contexto no qual predominavam as iniciativas privadas e coloniais de educação e um escasso investimento público na estruturação de uma rede estatal de educação”, explica Edison Fabricio, professor do Departamento de História e Geografia da Furb, sobre o personagem principal do livro.
Edison destaca também a importância deste lançamento para a Universidade de Blumenau: “este lançamento é importante na medida em que consolida o compromisso da instituição com a história da região. O evento da oportunidade à comunidade universitária e ao público em geral de obter mais conhecimento sobre uma dimensão importante da história religiosa e da educação da comunidade italiana, no contexto de fins do período imperial e início da época republicana”, pontua o professor.
Sobre o autor
Norberto Dallabrida é graduado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP).
Realizou estágio pós-doutoral na Universidad de Alcalá de Henares (2013) e atuou como professor visitante na Université Paris Nanterre (2019). Atualmente é professor e pesquisador na Udesc do CNPq. Ele também é líder do grupo de pesquisa “Culturas Escolares, História e Tempo Presente”.
Leia também:
– Justiça determina que sindicato pare distribuição de propaganda eleitoral irregular em Blumenau
– Após fechar de repente, responsáveis por autoescola de Blumenau somem e deixam ex-alunos sem respostas
– PT entra com notícia-crime contra o Beto Carrero por incentivo “abstenção” de eleitores
– Após fala de Luciano Hang, FG diz que projetos estão mantidos “independente do resultado das eleições”
– Artista de Joinville presenteia Neymar na casa do jogador em Paris
– Assista agora:
Veja os bastidores da escolha da realeza da 38ª Oktoberfest Blumenau