X
X

Buscar

Livro sobre colonização italiana no Médio Vale é lançado em Blumenau

Gionanni Trentini faz parte da história de Rio dos Cedros

O livro “O mestre-escola: retalhos da vida de Gionanni Trentini em Rio dos Cedros” de Noberto Dallabrida será lançado na Universidade Regional de Blumenau (Furb) nesta sexta-feira, 28. A obra fala sobre a colonização italiana no Vale do Itajaí.

O evento é uma parceria entre o curso de História e o Laboratório de Didática da História (Ladih). O lançamento terá início às 19h e será realizado no auditório do bloco J, campus 1 da universidade.

Sobre o livro

O livro trata da trajetória de Gionanni Trentini no contexto da colonização italiana do Vale do Itajaí, mais especificamente da região de Rio do Cedros e não se detém apenas na história desse professor, mas através dele busca compreender aspectos da imigração europeia para a região e os desafios enfrentados pela colonização, tais como a organização da comunidade, a oferta de serviços educacionais e religiosos, entre o final do século XIX e o início do XX.

“Gionanni Trentini nasceu em Vicenza, região do Vêneto (Itália), no ano de 1938. Formado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Pádua, imigrou para o Vale do Itajaí em 1978, em busca de melhores condições de vida. Na região, exerceu a função de capelão leigo na Comunidade da Capela de Nossa Senhora das Dores (La Dolorata), mestre-escola e supervisor de escolas paroquiais em um contexto no qual predominavam as iniciativas privadas e coloniais de educação e um escasso investimento público na estruturação de uma rede estatal de educação”, explica Edison Fabricio, professor do Departamento de História e Geografia da Furb, sobre o personagem principal do livro.

Edison destaca também a importância deste lançamento para a Universidade de Blumenau: “este lançamento é importante na medida em que consolida o compromisso da instituição com a história da região. O evento da oportunidade à comunidade universitária e ao público em geral de obter mais conhecimento sobre uma dimensão importante da história religiosa e da educação da comunidade italiana, no contexto de fins do período imperial e início da época republicana”, pontua o professor.

Sobre o autor

Norberto Dallabrida é graduado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP).

Realizou estágio pós-doutoral na Universidad de Alcalá de Henares (2013) e atuou como professor visitante na Université Paris Nanterre (2019). Atualmente é professor e pesquisador na Udesc do CNPq. Ele também é líder do grupo de pesquisa “Culturas Escolares, História e Tempo Presente”.

Leia também:

Justiça determina que sindicato pare distribuição de propaganda eleitoral irregular em Blumenau
Após fechar de repente, responsáveis por autoescola de Blumenau somem e deixam ex-alunos sem respostas
PT entra com notícia-crime contra o Beto Carrero por incentivo “abstenção” de eleitores
Após fala de Luciano Hang, FG diz que projetos estão mantidos “independente do resultado das eleições”
Artista de Joinville presenteia Neymar na casa do jogador em Paris

– Assista agora:
Veja os bastidores da escolha da realeza da 38ª Oktoberfest Blumenau