Lojas de Blumenau darão descontos a clientes no Dia Livre de Impostos
Objetivo é mostrar o impacto dos encargos nos preços dos produtos
O Dia Livre de Impostos (DLI), comemorado nesta quinta-feira, 30, será lembrado por algumas lojas de Blumenau, que comercializarão produtos sem cobrar o valor dos impostos.
Até o começo da tarde desta terça-feira, 28, quatro estabelecimentos de dois shoppings confirmaram a participação na ação: a loja Aramis, no shopping Neumarkt, que venderá algumas peças com 17% de desconto, referente ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); a Grendelli, Kalunga e o Pastel Mania, localizados no Norte Shopping.
Cada local terá as próprias regras para a realização, como quais e a quantidade de itens que serão vendidos sem impostos e a forma de pagamento. A ação será realizada durante o horário de funcionamento de cada estabelecimento ou até encerrar a quantidade de produtos destinada ao evento.
O número de participantes pode aumentar até o final desta quarta-feira, 29, prazo para os comerciantes informarem o interesse de adesão ao evento da CDL Jovem.
O coordenador da CDL Jovem, Jefferson Godoy, comenta que o DLI é uma maneira de informar à população sobre as tributações no país. Num ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada imposto, mas está em última colocação como país que melhor retorna o dinheiro para a população.
“O DLI é uma ação importante para conscientização de todos sobre alta carga tributária que pagamos, o quanto realmente vale um produto e quanto é o imposto. Somente quando todos estivermos conscientes disso, poderemos reivindicar melhor a aplicação destes tributos”, afirma Godoy.
Durante algumas horas do dia de descontos, a CDL Jovem fará panfletagem dentro dos dois shoppings para conversar com a população sobre o assunto (no Neumarkt das 11h às 13h e das 18h às 19h30, e no Norte Shopping das 18h às 20h).