X
X

Buscar

URGENTE – Lula é eleito presidente da República em votação apertada; confira números

Principal nome do PT conseguiu derrotar Bolsonaro em votação histórica

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o novo presidente eleito do Brasil. Em votação histórica e acirrada neste domingo, 30, o candidato do PT venceu o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) em segundo turno.

Até a publicação da reportagem, 98,45% das urnas foram apuradas e apontam 50,8% dos votos para Lula, não existindo mais possibilidade de alteração no resultado.

Primeiro turno

No primeiro turno das eleições de 2022, que aconteceu em 2 de outubro, Lula foi o primeiro colocado na contagem de votos, com exatos 57.259.504, equivalente a 48,43% de votos válidos.

Seu adversário, Jair Bolsonaro, conquistou 51.072.345 votos, resultando em 43,2%.

Trajetória política de Lula

Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em 27 de outubro de 1945 na cidade de Garanhuns, no interior de Pernambuco. Foi eleito presidente da República pela primeira vez em 2002, contudo, possui uma longa trajetória política antes da conquista do cargo.

Em São Paulo, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema fez eleição para escolher uma nova diretoria em 1969 e Lula foi eleito suplente. Na eleição seguinte, em 1972, ele se tornou primeiro-secretário. Em 1975, foi eleito presidente do sindicato com 92% dos votos, passando a representar 100 mil trabalhadores.

Em 10 de fevereiro de 1980, Lula fundou o Partido dos Trabalhadores(PT), com outros sindicalistas, intelectuais, políticos e representantes de movimentos sociais. Em 1982, o político dirigiu a organização do partido e disputou o Governo de São Paulo.

Em 1984 participou, como uma das principais lideranças, do movimento “diretas-já”, cujo objetivo era retomar as eleições diretas para a presidência da República durante a ditadura militar brasileira. Em 1986, Lula foi eleito o deputado federal mais votado do país, para a Assembleia Constituinte.

Em 1989, após 29 anos sem eleição direta para o cargo, o PT o lançou Lula para disputar a presidência da República. Na época, ele perdeu a disputa no segundo turno para Fernando Collor de Mello, por uma pequena diferença de votos. Contudo, dois anos depois, foi o responsável por comandar uma mobilização nacional contra a corrupção, que acabou no impeachment do antigo presidente.

Em 1994 e 1998, Lula voltou a se candidatar ao cargo de presidente do Brasil, mas foi derrotado por Fernando Henrique Cardoso.

Mandatos anteriores

Em 27 de outubro de 2002, aos 57 anos de idade, Lula foi eleito presidente da República Federativa do Brasil com quase 53 milhões de votos. A redução das desigualdades foi uma das marcas dos quatro primeiros anos de governo do antigo metalúrgico. De acordo com dados divulgados pela Secretaria Geral do Governo Federal, 7 milhões de brasileiros e brasileiras ascenderam à classe média.

A política de valorização do salário mínimo e programas como o Bolsa Família foram significativos para o governo de Lula e ele terminou o primeiro mandato com a aprovação histórica de 57%.

Em 2006, o petista foi reeleito para mais quatro anos de presidência. Durante o primeiro turno da disputa, alcançou 48,61% dos votos, contra 41,64% de Geraldo Alckmin (PSDB) – que agora é seu vice. No segundo turno, Lula foi eleito com 60,83% dos votos.

Antes da vitória em 2022, a eleição de 2006 tinha sido a última disputada por Lula.


Saiba tudo sobre os resultados do segundo turno das Eleições 2022:

1. Assista programa ao vivo com apuração dos votos e análises
2. Acompanhe plataforma de apuração dos votos
3. Últimas notícias


– Assista agora:
Casarão da rua Floriano, em Blumenau, foi construído para receber médicos da Alemanha