X
X

Buscar

Blumenau tem um advogado para cada 115 habitantes; presidente da OAB fala sobre saturação do mercado da advocacia

Município contabilizou cerca de 40% de aprovação na prova da OAB de 2021

Blumenau conta com 3.195 advogados inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O número resulta em, aproximadamente, um profissional para cada 115 habitantes da cidade que, de acordo com a população estimada do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2021, conta com cerca de 366.418 moradores.

Em Santa Catarina, ao todo, há 46.514 advogados inscritos na OAB. Devido ao número alto registrado em todo o território nacional, o Brasil é o país com a maior proporção de advogados por habitante do mundo. Cerca de 1,3 milhão de advogados exercem regularmente a profissão, entre 212,7 milhões de pessoas no país.

Por que há tantos advogados em Blumenau?

Ao ser questionado sobre o motivo para Blumenau ter tantos advogados, o presidente da OAB, Rodrigo Eduardo Soethe, diz que isso se dá por diversos fatores. Dentre eles, a ampla oferta das instituições de ensino, a qualidade e tradição do curso de Direito em Blumenau, e também o fato de a cidade receber muitos estudantes de outras regiões, que mesmo após a formação, permanecem no município.

“Temos que considerar ainda que a cidade possui muito potencial econômico e empresarial, o que chama atenção do mercado em vários segmentos”, diz Rodrigo.

Presidente da OAB, Rodrigo Eduardo Soethe. Foto: Divulgação

O futuro do mercado de trabalho

O número expressivo de advogados registrados pode causar certos questionamentos nos profissionais e estudantes de Direito a respeito do futuro do mercado de trabalho. No entanto, o presidente da OAB alega não ser um número alarmante.

Rodrigo explica que a formação em Direito permite ao profissional o exercício de inúmeras funções, não exclusivamente a advocacia. Portanto, na visão dele, com a diversidade das áreas de especialização e atuação, sempre haverá mercado.

“Ainda que tenhamos um número alto de advogados no mercado de trabalho, haverá espaço para o profissional capacitado e qualificado para as necessidades do mercado”, afirma Rodrigo.

Taxa de aprovação na OAB

Uma das maiores preocupações dos acadêmicos de Direito é o exame da OAB. Afinal, o bom desempenho na avaliação é necessário para que os bacharéis possam exercer a profissão.

Segundo Rodrigo, cerca de 40% foi a taxa de aprovação da prova da OAB, realizada no segundo semestre de 2021, pelos examinandos vinculados às instituições de ensino superior de Blumenau.

Visto que o número das aprovações é também um reflexo da qualidade dos cursos de Direito, a OAB indica que os interessados nesta carreira procurem instituições de ensino que possuam o selo “OAB Recomenda”, uma vez que o selo é uma certificação que busca destacar os cursos jurídicos que efetivamente têm qualidade no país.