“Luta pela família”: conheça o perfil e o foco das duas mulheres eleitas para a Câmara de Vereadores em Blumenau
Ambas as candidatas falam da representatividade e foco para legislar pela família
Blumenau possui atualmente 15 vereadores homens. Porém, a partir de 1º de janeiro de 2021, duas candidatas mulheres eleitas no pleito deste domingo, 15, vão assumir suas cadeiras na Câmara de Vereadores: Cristiane Loureiro (Podemos) e Silmara Silva Miguel (PSD).
Ambas possuem um discurso parecido. Honra por terem sido eleitas e por representarem a força da mulher na câmara, e também de usar os quatro anos para legislar pela família.
“É uma realização. Fico honrada pelos eleitores blumenauenses darem essa oportunidade para a representatividade feminina. Blumenau merece e com certeza faremos um grande trabalho, eu e a Silmara, assim como todos outros vereadores. Viemos para somar e meu foco é trabalhar pela família”, afirmou Cristiane.
“É uma honra representar o blumenauense na Câmara, ainda mais sendo mulher. Mas meu foco é na família, não temos a intenção de brigar com os homens, mas unir forças e agregar nas conquistas das mulheres e de todos”, apontou Silmara.
Cristiane recebeu 3.124 votos e foi a terceira candidata mais votada na cidade, e a mais votada do Podemos, que conseguiu eleger dois vereadores – a situação pode mudar devido a recursos na Justiça Eleitoral. Já Silmara recebeu 1.961 votos e foi a única candidata do PSD a conseguir a eleição.
Sobre Cristiane Loureiro
Cristiane Loureiro é natural de Porto Alegre, tem 43 anos e mora em Blumenau há 33. Ela é fisioterapeuta, formada na Universidade Regional de Blumenau em 2006 e pós graduada em Ciências Políticas pela Universidade Estácio.
Atuou no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de SC como Delegada Regional de Blumenau e como Conselheira. Além disso, também foi presidente da Assefisio SC (Associação das Empresas de Fisioterapia do Estado de SC, entre 2015 e 2019.
No governo municipal, foi presidente da Fundação Pró-Família e posteriormente, Secretária Municipal da Família, entre 2017 a abril de 2020, onde ganhou mais notoriedade na cidade.
Em seu plano para a Câmara de Vereadores, aponta que quer atuar focando principalmente nas demandas das famílias, das pessoas idosas e causa animal.
Sobre Silmara Silva Miguel
Silmara é natural de Pranchita, no Paraná, tem 31 anos e mora em Blumenau desde os quatro anos. Se apresenta como “esposa, mãe, cristã e palestrante“. É formada em Processos Gerenciais e pós graduanda em Recursos Humanos.
Atua desde os 12 anos em atividades voluntárias, com ações em comunidades e atendendo famílias carentes. Com 16 anos começou a trabalhar em uma confecção em Blumenau, mas mais tarde foi convidada para atuar como assessora parlamentar, onde atuou com o vereador Marcos da Rosa, por seis anos.
Em seu plano para a Câmara de Vereadores, ela aponta que quer “enaltecer a Deus, defender os princípios da família cristã, implantar uma agenda anticorrupção, valorizar a vida, proteger a criança, a mulher e o idoso”.