Luto em Blumenau: morre José Augusto Nóbrega, secretário de Defesa Civil durante grande enchente de 1983
Ele conviveu por mais de 30 dias com os desalojados dentro da Prefeitura de Blumenau
Morreu na manhã desta segunda-feira, 8, aos 82 anos, José Augusto Nóbrega, uma das figuras mais importantes durante a grande enchente de 1983 em Blumenau. Ele era o secretário de Defesa Civil na ocasião.
A causa da morte não foi informada, mas ele havia sofrido um acidente, quebrado o fêmur e passado por cirurgias recentemente. O velório ocorre na capela mortuária Frei Fulgêncio, no Cemitério São José. O sepultamento está agendado para às 17h, no mesmo cemitério.
Em 2023, na data que marcou 40 anos da grande enchente de 83, ele deu entrevista exclusiva para o jornal O Município Blumenau e falou sobre sua atuação.
Papel de José Augusto Nóbrega na Defesa Civil
Nos anos de 1980, a Defesa Civil era uma comissão, que tinha o secretário nomeado pelo prefeito e que liderava membros representantes dos órgãos de segurança, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e 23º Batalhão de Infantaria em Blumenau. Em 1983, o secretário era o ex-militar José Augusto de Carvalho Nóbrega.
Ele relatou à reportagem o quão difícil foi se dedicar 24 horas por dia ao desafio de enfrentar uma enchente. Durante os 32 dias, Nóbrega ficou o tempo todo dentro do prédio da prefeitura, saindo apenas para realizar as reuniões com os demais membros da comissão e definir estratégias de combate às cheias, resgate e atendimento às pessoas.
Nesse período ele ficou junto às centenas de pessoas abrigadas no mesmo prédio municipal, pois tinham perdido suas casas. Cerca de mil pessoas, entre crianças, adultos e idosos, se abrigaram na prefeitura durante toda a enchente e tiveram que dividir alimentos, roupas, água e qualquer outro mantimento disponível.
“Lembro que dos 32 dias, fui em casa apenas duas vezes. A primeira logo no início, para buscar algumas coisas e depois quase no fim, para ver a família, tomar um banho e trocar de roupas. Minhas filhas que eram pequenas nem me reconheceram, eu tava com barba sem fazer, roupas de gari da prefeitura, jaqueta da polícia, cabelo mais comprido, totalmente diferente de quando saí de casa”, contou Nóbrega à reportagem.
Leia também:
1. Obras podem afetar distribuição de água na rua Paraíba, em Blumenau, nesta segunda-feira
2. Corpo de mulher é encontrado boiando no rio Itajaí-Açu, em Blumenau
3. Aposta de Blumenau fatura R$ 15 mil no concurso da Trimania Vale
4. “Me dá carteira, vagabundo”: homem é roubado em frente a estabelecimento em Blumenau
5. Homem embriagado é preso após agredir enteada e quebrar móveis em casa, em Blumenau
Veja agora mesmo!
A rua XV se chamava Rua da Linguiça? André do Blumencast relembra mito de Blumenau com Sargento: