VÍDEO – Mãe salva filho recém-nascido de engasgamento no Alto Vale

Solene Nitz realizou a manobra de Heimlich que aprendeu em um curso de capacitação

Uma mãe salvou o filho recém-nascido, de apenas 19 dias de vida, que se engasgou com leite materno no município de Dona Emma, no Alto Vale. Solene Nitz Villwock é professora de educação infantil e realizou a manobra de Heimlich no filho, que aprendeu em uma capacitação. O caso aconteceu neste sábado, 8.

Segundo Solene, o marido chegou do trabalho e, logo após, foi alimentar o filho de 19 dias de vida com uma mamadeira. Já no final da alimentação ele viu que o filho começou a tossir e parou de respirar ficando com a boca e o rosto arroxeados. 

Neste momento, Solene pegou o filho, já que o marido estava nervoso e não sabia o que fazer, e começou a fazer os procedimentos ensinados na capacitação da Lei Lucas. Ela realizou as manobras de tapotagem, conhecida como manobra de Heimlich, sendo cinco golpes nas costas e cinco manobras de reanimação. 

Ela realizou o procedimento até perceber que o filho voltou a respirar e voltou com a coloração da pele ao normal. “Foram minutos de angústia, mas mantive a calma e fiz os procedimentos ensinados na capacitação pelos bombeiros até ele voltar a respirar”, conta. 

No local em que Solene, o marido e o filho moram não há sinal de celular, por conta disso após a manobra, a família foi de carro até a base do Corpo de Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio. De lá, eles foram encaminhados para o hospital para avaliação médica. 

“Primeiramente quero agradecer os Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio, pelo curso no início do ano em Dona Emma, pois se não tivéssemos esse curso, não saberíamos como agir, meu esposo ficou muito desesperado na hora e não sabia o que fazer”, frisou a professora Solene. Segundo ela, com a capacitação ela conseguiu salvar a vida do filho. 

Confira o momento da chegada dos pais com o bebê no Corpo de Bombeiros de Presidência Getúlio:

Lei Lucas

A Lei Lucas (Lei Federal 13722/18) obriga escolas, públicas e privadas e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros. O nome da lei refere-se ao menino Lucas Begalli que, durante um passeio escolar, perdeu a vida, após se engasgar e não receber o atendimento adequado.

Leia também:
1. GALERIA – Como foi a festa de 15 anos de blumenauense que contou com presença do empresário Roberto Justus
2. Briga por importunação sexual de filha pode ter causado morte de homem que foi baleado em Ascurra
3. Primeira edição do Circuito Sustentável de Corrida de Rua acontece no próximo fim de semana em Blumenau
4. Três nomes são anunciados para comandar secretarias na Prefeitura de Blumenau
5. Inscrições para concurso da Celesc vão até quinta-feira; saiba como participar


Veja agora mesmo!

Clube de Caça e Tiro XV de Novembro nasceu das mãos dos moradores da rua Sarmento:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo