Maior detentora de títulos nos Jasc, Blumenau caminha para mais um ano de vitória

Até o momento Blumenau tem 146 pontos contra 122 de Itajaí, segunda colocada; jogos terminam no domingo

Maior detentora de títulos nos Jasc, Blumenau caminha para mais um ano de vitória

Até o momento Blumenau tem 146 pontos contra 122 de Itajaí, segunda colocada; jogos terminam no domingo

Bianca Bertoli

Ainda restam alguns dias de Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) e, ao que todo indica, a definição de qual cidade terminará líder será apertada. Blumenau e Itajaí estão em uma disputa acirrada pelo lugar mais alto do pódio. Neste ano, a competição ocorre em Indaial,  Pomerode e Timbó.

Blumenau se tornou a nova líder da 59ª edição com quatro títulos de campeão conquistados nesta quarta-feira, dia 6, nas modalidades de bolão 16 feminino, basquete feminino, futsal masculino e voleibol masculino, além de pontos em outras modalidades já conquistados.

Após 23 modalidades encerradas, a cidade saiu dos 59 pontos registrados até esta terça-feira, para 131. Na classificação geral Blumenau tem 146 pontos contra 122 de Itajaí, segunda colocada. Blumenau é a maior vencedora da história dos Jogos. São 41 títulos em 58 edições.

Apesar dos Jasc terminarem no domingo, 10, Blumenau já pode comemorar grandes conquistas. Desde que os jogos começaram, no dia 1º, até esta quarta-feira, já foram 60 medalhas (16 ouros, 12 pratas, 32 bronzes) e cinco troféus de campeão, quatro de vice e cinco de terceiro lugar. Itajaí soma 78 medalhas e 10 troféus.

Os Jasc são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e contam com o apoio e parceria dos municípios sedes. Blumenau é a atual campeã dos Jogos e maior vencedora da história dos jogos com 41 títulos.

Retorno à vitória

Após 29 anos, o município voltou a levantar o troféu de campeão de futsal dos Jasc. E a tão sonhada conquista veio de forma dramática, com direito a empate sofrido ao zerar o cronômetro. No último instante a equipe se viu obrigada a ir para a prorrogação.

A partida, realizada nesta quarta-feira 6, no ginásio do parque de Eventos, em Pomerode, foi contra o Tubarão. Blumenau chegou a ampliar o placar em 3 a 1. Porém, depois do adversário conseguir o 3 a 2, veio a surpresa: no último segundo, na cobrança de uma falta, veio o empate.

Um princípio de confusão entre as equipes deixaram os nervos exaltados. Fim do jogo no tempo normal. Agora era jogar mais 10 minutos de prorrogação para saber que seria o campeão dos Jasc. O jogo iniciou e no segundo tempo da prorrogação Daniel fechou o placar em 4 a 3 para Blumenau.

Destaques

Esta quarta-feira não foi de alegrias só para o futsal blumenauense. O voleibol masculino conquistou o quarto título seguido no Ginásio de Esportes AA Mueller, em Timbó. Agora, somam-se 22 títulos na história da competição. A partida contra o Chapecó terminou em 3 a 1.

No basquete feminino, outra vitória. Por 70 a 37 Blumenau conquistou, pela décima vez consecutiva, o título da modalidade. Itajaí ficou com o segundo lugar no jogo ocorrido nesta quarta-feira no ginásio Mauricio Germer, em Timbó.

No fim de semana um dos destaques foi para o Bolão 23 Feminino, que conquistou o primeiro troféu de primeiro lugar na 59ª edição dos Jasc. Além do título, a modalidade alcançou outro feito: Blumenau é o primeiro município na história do Jasc a ganhar um tricampeonato seguido nesta modalidade, nos dois naipes. Repetiu, em Pomerode, os feitos alcançados em 2017 e 2018, nas cidades de Lages e Caçador, respectivamente.

Para chegar ao lugar mais alto do pódio, o Bolão 23 Feminino fez dois jogos no domingo, 3. Pela manhã derrotou Chapecó na semifinal por 1.388 pinos contra 1.378. Na final contra Timbó o placar foi de 1.390 a 1.384.

Quadro de pontos

1º Blumenau: 131 pontos
2º Itajaí: 101 pontos
3º São José: 63 pontos

Quadro de troféus

1º Itajaí: 6 troféus de campeão, 4 de vice;
2º Blumenau: 5 troféus de campeão, 4 de vice, 5 de terceiro lugar;
3º Florianópolis: 3 troféus de campeão, 3 de terceiro lugar

Quadro de medalhas

1º Itajaí: 35 ouros, 22 pratas, 21 bronzes
2º Blumenau: 16 ouros, 12 pratas, 32 bronzes
3º Tubarão: 13 ouros, 10 pratas, 17 bronzes

Outros jogos

Ciclismo masculino
Fechou a participação nos Jasc na 15ª colocação.

Futebol feminino
Fora das fases finais, o futebol feminino de Blumenau fechou sua participação em sexto lugar, somando um ponto para cidade na classificação geral dos Jasc.

Judô masculino
No primeiro dia de competições, Blumenau conquistou uma medalha de bronze com Paulo Cota na categoria leve. Na classificação parcial da modalidade a cidade é a quarta colocada com 27 pontos.

Judô feminino
Na categoria leve Blumenau conquistou um bronze com Maria Krauss. Na categoria Nague no Kata, a cidade fechou em terceiro lugar. Na classificação geral está em oitavo lugar.

Vôlei de Areia masculino
Fechou sua participação nos Jogos Abertos na quinta colocação.

Xadrez feminino
Após cinco rodadas Blumenau segue na liderança da modalidade. Derrotou Rio do Sul nesta quarta-feira e soma 32 pontos ganhos, seguida por Concórdia e Içara, com 31,5 pontos.

Xadrez masculino
Empatou em 2 a 2 com Joaçaba. A modalidade está em terceiro na classificação geral.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo