Maior evento de aeromodelismo da América Latina começa nesta sexta-feira em Gaspar
Mais de 1 mil aeromodelos são esperados no Fesbraer
A partir desta sexta-feira, 21, inicia o maior evento de aeromodelismo da América Latina. O Festival Brasileiro de Aeromodelismo (Fesbraer) será na sede do Clube de Modelismo Asas do Vale, localizado na Rodovia Jorge Lacerda, nº 4.100, em frente à Bunge, em Gaspar.
Esta será a 36ª edição do evento e acontece durante três dias, de 21 até 23 de abril. O festival não tem caráter competitivo e conta com lojas e expositores, exposição de carros antigos, mais de 1 mil aeromodelos, pilotos internacionais e shows de acrobacia aérea.
Além disso, contém serviço de alimentação com buffet livre e Food Trucks. A entrada é gratuita para o público, mas o estacionamento custa R$ 20.
Importância do evento
O principal objetivo do Fesbraer é a confraternização entre os praticantes de aeromodelismo e quem assiste. De acordo com a organização são esperados cerca de 300 pilotos do Brasil e do exterior. O evento contará com apresentações de aviões e jatos de vários modelos.
Além das apresentações de aeromodelos, a pista de On-road, para modelos de automobilismo, ficará aberta para quem quiser trazer o seu carrinho. A organização do evento irá disponibilizar um profissional para fazer a organização do pessoal que utilizar a pista.
O prefeito de Gaspar, Kleber Wan-dall, ressalta a importância de eventos desse tamanho para a cidade. “Apoiar um evento como a Fesbraer, sendo o mais tradicional da América Latina é muito importante para que nossa cidade se torne cada vez mais um polo turístico. O evento além de proporcionar momentos de lazer a família gasparense, também fomenta o turismo e a economia local”, afirma.
Os pilotos que quiserem se inscrever no festival podem entrar no site do Clube Asas do Vale clicando neste link.
Programação do evento
O que é o aeromodelismo
Aeromodelismo é o conjunto de atividades que envolvem a construção e o voo de modelos, em escala reduzida, de aeronaves.
Existem várias categorias de aeromodelismo:
- VCC ou U/Control – Voo circular controlado, no qual o aeromodelo fica ligado ao aeromodelista por meio de cabos, que podem variar de 15 a 18 metros de comprimento.
- Rádio controlado – o aeromodelo é controlado por meio de um transmissor de radiofrequências, os sistemas mais modernos utilizam a frequência 2.4 GHz, garantindo assim que a comunicação entre o receptor e transmissor não seja perdida dentro do raio especificado pelo fabricante.
- Voo livre – o aeromodelo, depois de lançado, não sofre mais nenhuma interferência por parte do aeromodelista. Pode ser aeromodelo com motor, com elástico ou sem propulsão própria.
Os mais comuns são:
- Treinadores – Indicados para quem quer aprender a voar;
- Esporte – São modelos simples, que servem para uma continuidade no aprendizado e início nas acrobacias;
- Escala – Modelos mais avançados, réplicas de um modelo real;
- Acrobáticos – Modelos destinados a voos acrobáticos;
- Acrobáticos 3D – Modelo também acrobático, voltado para um voo com manobras radicais;
- Pylon-Race – Modelo para provas de velocidade;
- Planadores – Modelos sem motor, voam rebocados ou são lançados.
Para iniciar na prática do aeromodelismo é absolutamente necessária a orientação de um instrutor. Jamais tente voar o seu modelo sozinho pois é prejuízo na certa, e você poderá se ferir. O Asas do Vale mantém a disposição dos interessados instrutores habilitados e prontos a fornecer toda orientação necessária aos iniciantes, desde a aquisição do equipamento até as aulas de voo práticas.
Todas as aulas são dadas através de cabo trainer, que liga dois rádio controles num comando duplo para que o aluno tenha toda segurança no aprendizado, sem colocar o seu modelo em risco. Os valores e horários disponíveis podem ser agendados diretamente com os instrutores, por meio do WhatsApp (47) 99154-6122.