X
X

Buscar

Mais de 100 estabelecimentos de Blumenau já foram fechados por descumprirem decreto

Força-tarefa da prefeitura já realizou mais de 740 atendimentos e dispersou mais de 64 aglomerações

Desde o início do atual decreto anunciando medidas restritivas para Blumenau, a força-tarefa da prefeitura já realizou 742 atendimentos. Até esta quinta-feira, 6, 273 estabelecimentos foram orientados e 104 foram fechados por descumprirem o horário reduzido.

Além disso, 64 aglomerações em locais públicos, residências e comércios foram dispersadas. O grupo é coordenado pela Secretaria de Defesa Civil (Sedeci) com apoio da Vigilância Sanitária.

A fiscalização será mantida neste fim de semana para garantir que o comércio obedeça à flexibilização de horários. O coordenador da força-tarefa, coronel Carlos Olimpio Menestrina, salienta que as recomendações de distanciamento e higienização continuam sendo necessárias.

“Não é porque o município flexibilizou o horário do comércio que as pessoas podem promover aglomerações. É preciso cooperar para não precisar fechar tudo outra vez. O fechamento do comércio não é bom para ninguém”, afirma.

A Guarda Municipal de Trânsito (GMT), a Polícia Militar, a Policia Civil e o 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros também participam da ação. Especialmente para fiscalizar aglomeração em supermercados e mercados de Blumenau.

Os mais de 30 profissionais que atuam diretamente na operação são divididos em equipes que percorreram os bairros da cidade. Denúncias relacionadas a casos de aglomeração ou desrespeito às medidas restritivas podem ser registradas por meio do telefone 199.

GMT atua em cinturões noturnos

Desde o dia 14 de julho, a Guarda Municipal de Trânsito (GMT) está fazendo fiscalizações de trânsito por meio de cinturões noturnos. As ações ocorrem todos os dias até as 3h, em vias de ligação entre os bairros de Blumenau. Do início das operações até esta quinta-feira, dia 6, 4.951 condutores foram abordados em diversos pontos do município.

Na fiscalização, 23 motoristas foram submetidos ao teste de alcoolemia, que apontou positivo para embriaguez ao volante. Eles foram encaminhados à Central de Polícia Civil. A Polícia Militar também tem prestado apoio nas operações.

O intuito das medidas não é multar, mas evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado, pois os acidentes de trânsito graves ocasionam politraumas nas vítimas e com isso é necessário acompanhamento médico, que evoluem para internação nos hospitais.

O aumento de pacientes vindos de acidentes de trânsito preocupa, pois são internações evitáveis, reduzindo o número de leitos de UTI e enfermaria, que poderiam estar à disposição de pacientes com Covid-19.


Ainda não está no grupo de notícias do jornal no WhatsApp? Clique aqui e entre agora mesmo.

Você tem Telegram? O jornal tem um canal de informações lá. Clique aqui e participe.