Mais de 500 unidades seguem sem energia elétrica na região de Blumenau
Celesc afirma que mais de 40 equipes foram mobilizadas nesta sexta-feira
A Celesc informou que continua atendendo às ocorrências provocadas pelo ciclone extratropical que passou pelo estado nessa quarta e quinta-feira. Durante esta sexta-feira, 14, a região de Blumenau está com 41 equipes de campo mobilizadas para restabelecer o sistema elétrico.
Segundo dados do monitoramento em tempo real da companhia, 482 unidades consumidoras ainda estão sem abastecimento de energia. Até as 15h eram mais de 800. Além disso, há 482 chamados para inspeção de campo, ou seja, o que pode representar até 6,2 mil outros consumidores sem luz.
Este número representa as unidades consumidores que a estimativa da Celesc indica que estão sem energia, baseado nos documentos que estão em aberto e que não foram atendidos ainda em campo pela, para validar se estão realmente sem energia.
A Agência Regional de Blumenau (ARBLU) atende a 374 mil UCs nos municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Blumenau, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Luiz Alves, Massaranduba, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
Pico de falta de luz
No momento mais crítico do ciclone, registrado na quinta-feira por volta das 19h, 74 mil residências estavam sem energia elétrica.
A companhia reforça que os trabalhos seguirão ininterruptamente até que todas as unidades consumidoras tenham o fornecimento restabelecido.
Situação no estado
Após a amenização dos fortes ventos que atingiram Santa Catarina por conta do ciclone extratropical, a Celesc restabeleceu a energia para mais de 310 mil unidades consumidoras em todo o estado.
Às 10h desta sexta-feira, 14, cerca de 24 mil unidades estavam sem energia devido à intensificação dos ventos. No pico da ocorrência, às 11h28 de quinta-feira, eram cerca de 335 mil unidades desenergizadas. No momento, 360 equipes de campo permanecem mobilizadas para recuperar a rede elétrica nas áreas ainda desabastecidas.
Causa
As principais ocorrências foram resultados dos fortes ventos trazidos pelo ciclone extratropical que atingiu o estado desde a quarta-feira, 12, que provocou inclinação e queda de postes, além de registros de vegetação na rede e rompimento de cabos. Todas as regiões de Santa Catarina foram afetadas e tiveram casos de falta de energia.
“A gente vai continuar trabalhando até que consigamos chegar em um estado de normalidade. É bem provável que os serviços avancem pela madrugada e ao longo da sexta-feira. Estamos atendendo primeiro os casos emergenciais, onde há risco de vida e onde há mais unidades consumidoras desligadas”, explica o diretor de Distribuição, Cláudio Varella.
O que fazer em caso de danos na rede
A Celesc orienta para os consumidores que em casos de danos à rede elétrica, provocados por chuvas e tempestades, como queda de fios e de postes, deve-se sempre considerar a rede energizada e em hipótese alguma aproximar-se.
Se a unidade consumidora está em meia fase, a orientação é desligar os equipamentos eletrônicos da tomada.
Ocorrências
Ocorrências podem ser informadas através do telefone 0800 048 0196, de emergência. A situação do fornecimento de energia pode ser acompanhada em tempo real através deste link.
Os demais canais oficiais de atendimento da Celesc são: 0800 048 3232 (ouvidoria) e no site.
Leia também:
1. Três homens são indiciados por batida de carro de luxo em ônibus em Blumenau
2. Prefeitura de Blumenau rescinde contratos de obras municipais após descumprimentos de prazos
3. Duas quinas da Mega-Sena são sorteadas na mesma lotérica de Blumenau; saiba onde foi e confira os valores
4. Defesa Civil atualiza informações de erosão em prédio e empresa em risco de desabamento em Blumenau
5. VÍDEO – Queda de neve é registrada na Serra Catarinense
Assista agora mesmo!
Veja o antes e depois de moradora de Blumenau após transformação completa no visual: