X
X

Buscar

Mais de 7 mil blumenauenses ainda precisam declarar Imposto de Renda

Prazo final para entrega da declaração de 2019 é nesta terça-feira

Mais de 7200 blumenauenses ainda precisam entregar a Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física 2019. O prazo final para apresentação dos documentos é nesta terça-feira, 30. No total, são 90.465 contribuintes no município. Até a meia noite de segunda, 92% das declarações haviam sido apresentadas.

Neste ano, a Receita Federal estipulou algumas mudanças. É necessário fazer a declaração o cidadão que em 2018 teve renda igual ou superior a R$ 28.559,70, sendo de salário, rendimento de aluguéis, aposentadoria ou pensão. O contribuinte que não realizar o procedimento pode ser multado em valores que vai desde R$ 165,74 até 20% do imposto, além de outras penalidades acerca do CPF.

No caso de imóveis é necessário informar a data de aquisição, área do imóvel, registro de inscrição em órgão público e no cartório; em veículos é preciso informar o Registro Nacional de Veículo e em contas bancárias é necessário inserir o CNPJ da instituição na qual possua conta corrente ou aplicações financeiras, inclusive poupança.

Como fazer

A declaração pode ser feita de três formas: pelo computador, por celular ou tablet ou por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC). Pelo computador, será utilizado o Programa Gerador da Declaração – PGD IRPF2019, disponível no site da Receita Federal.

Também é possível fazer a declaração com o uso de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda. O serviço também está disponível no e-CAC no site da Receita, com o uso de certificado digital, e pode ser feito pelo contribuinte ou seu representante com procuração.