Mais de duas mil novas empresas foram abertas em Blumenau em 2022
Em quatro meses, 802 negócios também foram encerrados
O ano de 2022 vem sendo positivo para novos negócios em Blumenau. Do dia primeiro de janeiro até o dia 30 de abril deste ano, a cidade já registrou a abertura de 2.002 novas empresas, desde MEIs até grandes empresas com mais de 100 funcionários.
No mesmo período, segundo dados do Sistema de Administração Tributária Municipal (Siatu), 802 empresas fecharam oficialmente, ou seja, tiveram seus registros encerrados. O saldo aponta um crescimento de 1.200 novos negócios na cidade em quatro meses.
No ranking de segmento das empresas abertas a líder isolada são as empresas de serviços administrativos, com 243 novas aberturas. Na sequência estão os ramos de comércio varejista (203), publicidade e pesquisa de mercado (149) e serviços especializados para construção (142).
No índice de negócios que mais fecharam estão as empresas de comércio varejista, com 142 negócios encerrados, seguido pelo atacado (53 ) e alimentação (47).
Comparativos
Para Aloncio, os números representam dois cenários. Em relação aos microempresários individuais, a maioria são os desempregados – como já apontado acima – e aqueles que anteriormente eram autônomos ou informais e que se tornaram MEIs.
Por outro lado, as novas empresas “normais” também são “migrações”. Segundo Leôncio, a maioria dos registros são de antigos MEIs, MEs ou EPPs.
“Com o crescimento no faturamento dessas pessoas, eles acabam migrando e elevando o número de empresas normais na cidade. É o que mais percebemos aqui na praça”, conclui o economista.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida: