Manifestantes atacam policiais, invadem e vandalizam STF, Palácio do Planalto e Congresso Nacional
Os três prédios foram muito danificados e tiveram objetos quebrados
Manifestantes radicais e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram as sedes dos três poderes (Supremo Tribunal Federal, Congresso Nacional e Palácio do Planalto) na tarde deste domingo, 8. Milhares de bolsonaristas atacaram alguns policiais e seguranças de plantão que faziam a segurança da esplanada, que não tem atividade neste fim de semana.
Imagens mostram milhares de manifestantes dentro, em cima e nos arredores dos três prédios. A Polícia Militar de Brasília, em pequeno número, utilizou spray de pimenta numa tentativa falha de conter os radicais. Após invadirem, algum reforço do batalhão de choque e cavalaria foram acionados, mas novamente foram agredidos.
Algumas imagens também mostram policiais tirando fotos e conversando tranquilamente com os manifestantes enquanto a invasão ocorria.
Fotos reproduzidas nas redes sociais e informações da imprensa da capital (CNN, Globo News e G1) também confirmam pichações, vidros e objetos quebrados, tanto no STF, quanto no Congresso e Palácio.
À imprensa, o ministro da Justiça, Flávio Dino afirmou que os atos eram antidemocráticos e absurdos. O ex-ministro da Justiça de Bolsonaro e atual secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, chamou a situalão de “lamentável” e afirmou que ordenou que a pasta detenha os manifestantes com providências imediatas.
– Assista agora:
Zoo de Pomerode: bastidores, perrengues com macaco e novos animais