X
X

Buscar

Manifestantes inflam boneco “pixuleco” em frente à prefeitura de Blumenau

Material remete à possibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser preso após julgamento marcado para o dia 24

Um boneco gigante que representa o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uniforme de presidiário está sendo inflado em frente à prefeitura de Blumenau. Seis pessoas participam da ação, que antecede o julgamento de Lula no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre, marcado pra quarta-feira.

“A gente está brigando pelo povo, para que se limpe a política brasileira. O Lula é só o começo, tem que botar na cadeia toda a bandidagem”, disse Sérgio Luiz de Aguiar, microempresário, representante do movimento Vem pra Rua.

Além do bonecão, faixas e placas em apoio à lava-jato foram fixadas na calçada e no gramado da praça. A ação deve continuar até o início da noite. Conforme Aguiar, no sábado o boneco será inflado novamente. Ou na Prainha, ou na margem esquerda do rio Itajaí-Açu. A ideia é elevá-lo com um guindaste.

O ex-presidente foi condenado em primeira instância, pelo juiz Sérgio Moro, de Curitiba, a nove anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A condenação está relacionada à acusação de que Lula ocultou a propriedade de um apartamento triplex em Guarujá, no litoral de São Paulo, e que teria recebido o imóvel como propina da empreiteira OAS em troca de benefícios à empresa na Petrobras.