Maratona empreendedora: por 24 horas, blumenauenses buscam soluções para problemas reais de empresas da região
Hackaton iniciou 18h desta sexta-feira e segue até 18h deste sábado no Centro de Inovação
O Centro de Inovação Blumenau é o palco das mentes criativas da comunidade até as 18h deste sábado, 11. No local está sendo realizado o primeiro Hackathon 2021 Furb + CIB. Com duração de 24 horas ininterruptas – tendo começado às 18h desta sexta-feira, 10 – a maratona reúne acadêmicos de ensino superior e comunidade em geral que terão a missão de desenvolver soluções para desafios reais das empresas, potencializando assim sua capacidade de cocriação, além de ampliar as próprias oportunidades de carreira em um ambiente propício para a inovação.
Toda a programação ocorre no Centro de Inovação Blumenau. Os participantes inscritos estão divididos em dez equipes de seis integrantes cada uma, compostas por pessoas com habilidades complementares nas áreas de marketing, TI (desenvolvimento) e negócios, orientados por um facilitador ou mentor que acompanhará a equipe em tempo integral.
Maiana Rosenstein, que é CEO da empresa Zirkua – uma das apoiadoras – explicou os principais objetivos que levaram à primeira edição do Hackaton. “A ideia do Hackaton é a gente fomentar a trilha de inovação de Blumenau, fortalecendo os elos das instituições e dos equipamentos que fazem a inovação dentro da cidade. É a conexão destas ferramentas para estimular a solução de problemas por parte do cidadão, envolvendo toda a comunidade para produzir estas soluções”.
A especialista em Educação Corporativa e Escolar Pamela de Almeida explicou como a organização chegou aos problemas que estão sendo discutidos pelos participantes. “Os problemas trazidos por indústrias e empresas da região foram construídos após rodas de conversa. Foram sendo coletados desafios, problemas, situações voltados a temas como economia solidaria, saúde, questões do direito, tecnologia, ou seja, diversos problemas”.
Cada equipe irá trabalhar com uma necessidade ou problema real de uma empresa da região e deverá apresentar uma solução inovadora após as 24 horas de criação. As duas ideias vencedoras terão como prêmio R$ 6 mil para o primeiro colocado e R$ 4 mil para o segundo lugar.
A programação inclui ainda a transmissão de Tedtalks a cada quatro horas, além de estúdio para gravação de conteúdos e entrevistas por parte das empresas. A Furb transmitirá o evento ao vivo no PlugIn TV, canal interno da universidade.
Robô Laura no evento
Para garantir a biossegurança, na entrada do evento todos os participantes serão entrevistados pela robô Laura, da Unimed, sobre questões gerais de saúde, a chamada “anamnese”. O uso de inteligência artificial é apenas uma das medidas de segurança: todos os participantes deverão apresentar o comprovante de vacina para Covid-19. Máscaras e álcool gel serão distribuídos no local.
O acesso ao Hackathon será exclusivo aos inscritos (participantes, mentores, curadores, voluntários na organização e imprensa). A transmissão ao vivo do evento será feita pelo Plugin, projeto de extensão da Furb que reúne estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, pelo YouTube.