Marcão Dinamite: conheça o lutador de Blumenau que está invicto no MMA

Lutador disputou seis lutas, vencendo todas por nocaute ou nocaute técnico no primeiro round

Com um cartel impecável de seis vitórias por nocaute em seis lutas, o lutador de Blumenau Marcos Santana dos Santos, mais conhecido como Marcão Dinamite, vem se firmando como um dos principais nomes do MMA — sigla para Mixed Martial Arts, que em português significa Artes Marciais Mistas — catarinense. Natural de São Vicente (SP), o atleta chegou a Blumenau após uma breve experiência com o Muay Thai na capital paulista, em 2019, mas foi aqui que encontrou seu caminho no mundo das lutas.

A trajetória de Marcão no MMA começou de forma inesperada. Após relutar em aceitar o convite de um amigo para treinar jiu-jítsu, acabou cedendo — e, em poucos dias, já estava competindo. Mesmo sem entender muito bem as regras na estreia, não demorou para se destacar com uma série de vitórias por finalização em campeonatos da região. Foi nesse período que conheceu um mestre de luta livre, que o convidou para experimentar o MMA.

Marcão passou por uma peneira da Astra Fight, foi selecionado e, desde então, não parou mais de lutar, sendo treinado por Gian Siqueira. Ele define seu estilo como agressivo e direto: “Gosto da trocação franca, de partir pra cima e definir o mais rápido possível”, afirma. Na última luta, realizada em 29 de março, Marcão Dinamite nocauteou Ariel Jaeger em apenas 15 segundos. Neste confronto, ele inclusive quebrou dois dedos e está se recuperando para voltar o quanto antes aos octógonos. Ainda assim, comemora a vitória, conquistada contra um adversário experiente e faixa-preta de jiu-jítsu, segundo ele. “Consegui impor meu jogo e sair com mais um nocaute. Estar invicto é muito gratificante, é ver que tudo o que tenho feito está dando resultado”, conta.

Até o momento, o lutador disputou seis lutas, vencendo todas por nocaute ou nocaute técnico no primeiro round. A estreia foi em outubro de 2021, na Copa Boxe Killer, quando venceu Thomas Torres com 3 minutos e 48 segundos.

Rotina de Marcão Dinamite

A rotina de treinos de Marcão Dinamite é intensa e disciplinada. Todas as manhãs, entre 6h e 7h, ele treina na academia AD3, onde realiza musculação e preparação física — incluindo exercícios como escadarias — de segunda a sábado. Já durante as tardes, os treinos de luta acontecem no CT Boxe Killer, localizado na rua Amazonas, no bairro Garcia. Às segundas, quartas e sextas, ele foca na trocação voltada ao MMA. Já nas terças e quintas, o foco é exclusivo no chão e nas técnicas de grappling.

Apesar do destaque recente, Marcão Dinamite ainda não conta com patrocínios e não recebe nenhuma remuneração pelas lutas que disputa. Para se manter financeiramente, ele atua como segurança durante a noite, tentando conciliar o trabalho com a rotina de treinos.

Apesar de manter os pés no chão, Marcão mira alto. “Meu objetivo não é só chegar ao UFC. Eu quero estar em um grande evento e me manter lá. Pode ser no ACA, da Rússia, ou no Rizin, do Japão. Quero ser campeão em um grande evento”, revela. O Absolute Championship Akhmat (ACA) é uma das principais organizações de lutas da Europa, enquanto o Rizin Fighting Federation é uma organização japonesa de artes marciais mistas.

Leia também:
1. Dois paratletas blumenauenses conquistaram medalhas em campeonato brasileiro de jiu-jitsu

2. Governo do estado anuncia repasse de R$ 12 milhões ao Hospital Santa Isabel durante evento da Amabel
3. Prefeitura de Blumenau negocia uso de espaço do 23º BI para treinos de atletas
4. VÍDEO – Carros colidem de frente, pegam fogo e rua fica interditada em Indaial
5. VÍDEO – Caminhão é flagrado espalhando resíduos na Via Expressa, em Blumenau


Veja agora mesmo!

Casarão erguido pela família Klitzke é preservada pelos Souza, no Garcia, em Blumenau:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo