X
X

Buscar

Márcia Sardá Espíndola toma posse como reitora da Furb

Professora do curso de Arquitetura é a primeira mulher a administrar a Universidade Regional de Blumenau

A noite desta quinta-feira, 31, marcou uma mudança histórica na Universidade Regional de Blumenau (Furb). Pela primeira vez em 54 anos de história, uma mulher foi empossada reitora.

Márcia Sardá Espíndola, 47 anos, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, vai comandar a instituição pelos próximos quatro anos. Ela venceu a eleição interna, realizada em outubro do ano passado. O vice-reitor é João Luiz Gurgel Calvet da Silveira.

A nova gestora da Furb recebeu o cargo do médico João Natel, que dirigiu a universidade por dois mandatos.

Márcia e Gurgel tomaram posse em cerimônia no Teatro Carlos Gomes, que contou com a presença de representantes da comunidade acadêmica, lideranças regionais e do prefeito Mário Hildebrandt.

Bruno Vicentainer/Especial

A reitora

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Furb, tem mestrado em Engenharia Civil (Construção Civil) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É servidora na Furb há 29 anos.

Atuou como técnica administrativa por 14 anos, de 1989 a 2003, passando pelo setor de Contabilidade, DTI e Laboratório de Habitação da Arquitetura. Desde 2003 é professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

Márca foi Chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da FURB por dois mandatos (2006-2007 e 2012-2014), além de ter sido coordenadora do Laboratório de Maquetaria, e ter participado de Programas e Projetos de Extensão.

Nos últimos 4 anos, atuou como Diretora do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), o segundo maior da Furb.