+

Março teve 56% a menos de chuva que a média histórica em Blumenau; estiagem preocupa

Mês possui uma média de 146mm de chuva na cidade; em 2020 foram apenas 65mm

A quarentena, por conta da pandemia do Covid-19, deixou muito mais perceptível a falta de chuva em Blumenau. Com dias ensolarados, as vezes com nuvens, a chuva só apareceu em momentos bem rápidos e em quantidades pequenas. Isso é comprovado em números, com o total de apenas 65 milímetros de chuva na cidade, quando a média história de março é de 146 milímetros, ou seja, uma queda de 56%.

De acordo com a meteorologista do Alerta-Blu, Tatiane Martins, o último evento chuvoso significativo aconteceu entre os dias 2 e 9 de fevereiro. Para ela, a situação não deve melhorar nos próximos meses.

“No outono (março, abril e maio) já é normal observarmos uma redução do volume de chuva em relação ao verão, que é período que mais chove no Vale do Itajaí. E  a previsão climática para os próximos três meses (abril, maio e junho) indica que a chuva vai continuar abaixo no normal e apresentando um comportamento irregular”, destacou.

A situação preocupa principalmente por conta de possíveis problemas para a agricultura e também para o abastecimento de água. Atualmente, o nível do Rio Itajaí Açu está em nível de atenção – devido a estiagem – com média de 41 centímetros.

Em outras cidades da região, como Rio do Sul e São João Batista, a situação já é considerada de emergência.

Medição Ciram Epagri

 

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo