X
X

Buscar

Mário Hildebrandt anuncia mudanças na estrutura administrativa da prefeitura

Em fevereiro, prefeito anunciou que iria "compactar o governo" municipal

O prefeito Mário Hildebrandt (sem partido) reúne a imprensa nesta sexta-feira, 8, no salão nobre, para anunciar o que está sendo chamada de “primeira etapa da reforma administrativa”.

Há a expectativa de que ele comunique mudanças na estrutura organizacional e no comando de pastas. Em fevereiro, Hildebrandt afirmou que pretendia “compactar o governo”, reduzindo cargos comissionados e aglutinando secretarias.

Hoje, a prefeitura de Blumenau tem 17 secretarias, duas autarquias (Samae e Seterb), seis fundações (incluída a Furb, que elege seu reitor de maneira independente), além da chefia de gabinete do prefeito e outros cargos de livre nomeação, como as intendências da Vila Itoupava e do Garcia, a Praça do Cidadão, o Procon e a Companhia Urbanizadora (URB).

Hildebrandt já disse a diversas pessoas que pretende reduzir o tamanho ou até extinguir a URB, um histórico foco de problemas administrativos e investigações de corrupção, mas não se sabe o que será anunciado de concreto.

Também especulou-se sobre a união da Secretaria de Turismo com o Parque Vila Germânica e a integração de fundações, como a Cultural, à administração direta.

Para mudar a estrutura administrativa do Executivo, Mário Hildebrandt terá de conseguir o aval dos vereadores. O projeto a ser anunciado precisará passar pelo Legislativo.