X
X

Buscar

Material radioativo furtado a caminho de Blumenau é encontrado em São Paulo

Itens foram furtados no dia 30 de junho

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) informa que localizou nesta segunda-feira, 8, a coluna de Ge-68, com atividade de 30 mCi, material radioativo que havia sido furtado no dia 30 de junho. A coluna foi encontrada íntegra em um ferro-velho, que teria sido responsável pela venda das peças de chumbo para uma loja de baterias em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo.

Em nota, a Cnen informou que encerrou a ocorrência no âmbito de sua competência. A Comissão ressalta que não houve rompimento do material, dispersão ou contaminação, sendo recuperado intacto. De acordo com a Cnen, parte do material radioativo seria entregue em Blumenau e outra parte em Curitiba, capital do Paraná.

Presos por furto de material radioativo

No domingo, 7, os técnicos do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), localizaram, em Itaquera, na Zona Leste da capital paulista, cinco blindagens de chumbo utilizadas para isolar colunas de material radioativo, mas as colunas não haviam sido localizadas.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, as blindagens encontradas estavam em um comércio de ferro-velho e baterias. Três envolvidos, de 21, 25 e 53 anos, foram presos por porte de material nuclear e receptação. A ocorrência foi registrada no 53º DP (Parque do Carmo).

Coluna de Ge-68 encontrada pelos técnicos da CNEN | Foto: Olavo da Silva/IPEN/CNEN

No sábado, 6, a Cnen já havia informado que, no local, em Itaquera, havia sido localizada uma blindagem. Neste domingo a comissão confirmou que mais quatro blindagens estavam no mesmo local. Os bombeiros fizeram uma medição de radioatividade com um detetor Geiger no endereço em que as blindagens foram encontradas, mas não foi observada nenhuma taxa anormal.

No furto, ocorrido no último dia 30, foram levados cinco recipientes similares a baldes tampados. No interior deles, havia blindagens, dentro das quais colunas geradoras de radioatividade. O material de quatro recipientes era de colunas de 99Mo/99mTc (Molibdênio/Tecnécio) exaurido, ou seja, já utilizadas e inativas. A manipulação dessas colunas apresenta risco muito baixo para a saúde.

O quinto recipiente continha, no entanto, uma coluna de gerador 68Ge/68Ga (Germânio/Gálio) ativo, “contendo uma dose de 27,9 mCi [milicurie, medida de radioatividade] de atividade do gerador de 68Ge/68Ga, que seria utilizada para um único exame de cintilografia, ou seja, é uma dose muito baixa e um volume muito pequeno”, disse a Cnen, em nota.

Olavo da Silva/IPEN/CNEN

Furto do material radioativo

O material radioativo estava em uma picape Volkswagen Saveiro que foi furtada na madrugada do dia 30 de junho, na rua Félix Bernardelli, Zona Leste de São Paulo.

“Segundo o Código de Conduta em Segurança de Fontes Radioativas da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), a fonte, por sua baixa atividade, se enquadra na categoria 4, representando risco radiológico muito baixo para a população e o meio ambiente”, disse em nota a CNEN.

De acordo com a Comissão, apesar da baixa atividade da fonte, a manipulação inadequada e de forma constante pode causar danos à saúde da pessoa que manusear os objetos.

No momento em que foram furtados, o veículo e o material radioativo estavam sinalizados com o símbolo internacional de radiação ionizante.

Olavo da Silva/IPEN/CNEN

Leia também:

1. Saiba quantos nascimentos foram registrados em Blumenau nos últimos cinco anos
2. Após acordo, Hospital Santa Isabel decide prorrogar atendimentos pelo SUS em Blumenau
3. Catarinense Rosamaria Montibeller é convocada para Olimpíadas pela Seleção Brasileira de Vôlei
4. Defesa Civil alerta para semana chuvosa e com tempo instável em Blumenau e região
5. Concessionária BMW em Blumenau compra terreno para expandir; reforma seguirá padrões da Alemanha


Veja agora mesmo!

A rua XV se chamava Rua da Linguiça? André do Blumencast relembra mito de Blumenau com Sargento: