Uma reunião debateu a formação de um grupo de trabalho para análise e deliberação sobre os documentos entregues pela universidade de Blumenau em 2023 que tratam da federalização da Furb. O encontro ocorreu nesta quarta-feira, 3, no Ministério da Educação, em Brasília.

Participaram da reunião o ministro da Educação, Camilo Santana, o secretário de Educação Superior, Alexandre Brasil, a secretária nacional de Educação Básica, Kátia Schweickardt, a deputada federal Ana Paula Lima, que solicitou a reunião, a reitora da Universidade Regional de Blumenau (Furb), Marcia Sardá Espindola, e membros do movimento Furb Federal, Cláudia Fronza e Sérgio Bernardo.

Federalização da Furb

O MEC realizou visita técnica à Furb e ao campus da UFSC em Blumenau em setembro de 2023. Na data, a Furb realizou a entrega de documentos solicitados pelo Ministério para a continuidade do processo que analisa a viabilidade de federalização da universidade. O próximo passo necessário era a constituição de um grupo de trabalho que analisasse as documentações, reivindicação da comitiva presente na reunião desta quarta-feira que foi acatada pelo ministro da Educação. O grupo de trabalho será formado nos próximos 15 dias.

“Realizamos uma excelente reunião com o ministro Camilo Santana, que afirmou seu compromisso em dar continuidade à expansão de vagas públicas no ensino superior de Blumenau e região através da Furb e do campus da UFSC”, destacou Ana Paula Lima.

A reitora da Furb avalia a reunião de forma positiva e se diz satisfeita com o encontro, uma vez que sua principal reivindicação, a formação do grupo de trabalho, foi atendida pelo ministro Camilo Santana. “O compromisso com a formação do grupo de trabalho é, certamente, um grande avanço para a definição do processo”, afirma a reitora da Furb, Marcia Sardá Espindola.

Arquivo pessoal

Grupo de trabalho

O grupo de trabalho determinado pelo MEC terá como tarefas a análise de uma documentação composta por análise jurídica, análise patrimonial e análise de cenário da educação superior na região, protocolada pela Furb em 2023, além de estabelecer parceria com a Prefeitura de Blumenau e a UFSC.

“A comissão se constitui enquanto um canal aberto de diálogo e construção desse processo”, avaliam os membros do movimento Furb Federal. Segundo Sérgio Maurici Bernardo, do movimento sindical, e Claudia Sombrio Fronza, do movimento Furb Federal, a avaliação da reunião e os encaminhamentos tomados é positiva, em especial considerando que as reivindicações iniciais foram atendidas.

Terceira universidade federal em SC

O avanço no processo de federalização da Furb e aproximação com a UFSC em Blumenau reforça a proposta de implantação da Universidade Federal do Vale do Itajaí como a terceira universidade federal em Santa Catarina, previsto no Plano Plurianual 2024-2027 (PPA) que foi sancionado pelo presidente Lula em agosto de 2023.

A proposta foi a segunda mais votada entre as demandas apresentadas ao Ministério da Educação em todo o país. O PPA é um guia para os orçamentos anuais do governo federal e envolve intensa participação popular por meio de votação para a definição de prioridades. A federalização da Furb é uma demanda histórica do Vale do Itajaí com o objetivo de ampliar as vagas públicas na região e oportunizar maior desenvolvimento às famílias catarinenses.

Leia também:

1. Ex-diretor do Samae de Blumenau seria mandante de tiros na casa de Michael Maiochi, segundo relatório da Polícia Civil
2. Projeto Ilumina Gaspar prevê cobertura de 80% da cidade até dezembro
3. Conheça as duas empresas que devem abrir no segundo semestre de 2024 no shopping Park Europeu em Blumenau
4. Mandados de busca e apreensão são cumpridos em Blumenau por exploração de jogo de azar e lavagem de dinheiro
5. Três homens ficam feridos após acidente entre motos na BR-470, em Blumenau


Veja agora mesmo!

A rua XV se chamava Rua da Linguiça? André do Blumencast relembra mito de Blumenau com Sargento: