Médico e enfermeira são agredidos com socos e arranhões em unidade de saúde de Blumenau

ESF Arão Rebello foi fechado após as agressões; Prefeitura de Blumenau emitiu nota sobre o caso

Um médico e uma enfermeira da Estratégia Saúde da Família (ESF) Arão Rebello, no bairro Velha Grande, em Blumenau, foram agredidos por um casal no final da manhã desta terça-feira, 15.

De acordo com a equipe de saúde, a confusão teve início quando uma mulher, de 35 anos, exigiu que a enfermeira emitisse uma receita médica, a enfermeira negou o pedido, quando a paciente passou a se comportar de forma agressiva. Ela bateu na mesa e agrediu a enfermeira com socos, arranhões e puxões de cabelo.

“Ao ser informada sobre a necessidade de passar por consulta para reavaliação da conduta médica anterior, tendo em vista que a receita era de outro município, a usuária demonstrou insatisfação e, de forma agressiva, avançou fisicamente contra a enfermeira em exercício. Diante da situação, um médico da unidade tentou intervir, sendo também alvo da agressão por parte da usuária”, detalhou a secretaria de Saúde, em nota.

O tumulto atraiu a atenção de um médico que trabalhava na unidade, que tentou intervir e também acabou sendo agredido pela paciente e pelo marido dela.

A Polícia Militar foi acionada e ao chegar no local encontrou apenas a paciente, já que o companheiro havia fugido. A mulher foi identificada, mas se recusou a prestar informações sobre o caso. O homem foi identificado posteriormente e deve ser responsabilizado.

O vereador Adriano Pereira (PT) também esteve no local e conversou com o jornal O Município Blumenau. Ele detalha que esteve no local após o ocorrido, juntamente com a presidente do Conselho de Saúde da unidade, para entender o que ocorreu. Chegando lá, o vereador detalha que presenciou a Polícia Militar no local, ouvindo as pessoas e fazendo os boletins de ocorrência.

Então, Adriano afirma que acionou a Secretaria de Saúde para ir até a unidade e verificar como buscar resolver os problemas. A pasta, então, enviou representantes para a unidade, que fizeram uma reunião com a equipe para dar encaminhamentos internos.

O local está fechado no momento e não tem previsão para ser aberto novamente. Um boletim de ocorrência foi registrado e a paciente assinou um Termo Circunstanciado por lesões corporais contra os profissionais e foi liberada no local, conforme prevê a legislação.

Nota da Prefeitura de Blumenau na íntegra:

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), lamenta o incidente de agressão ocorrido nesta terça-feira, dia 15, por volta das 11h45, nas dependências da ESF Arão Rebello, no bairro Velha Grande.

Conforme apurado pela secretaria, uma usuária buscou atendimento para transcrição de receita médica. Ao ser informada sobre a necessidade de passar por consulta para reavaliação da conduta médica anterior, tendo em vista que a receita era de outro município, a usuária demonstrou insatisfação e, de forma agressiva, avançou fisicamente contra a enfermeira em exercício. Diante da situação, um médico da unidade tentou intervir, sendo também alvo da agressão por parte da usuária.

Buscando garantir a segurança dos demais usuários e da equipe, a unidade permanecerá fechada por tempo indeterminado. Uma força-tarefa foi organizada para orientar e redirecionar os pacientes que necessitarem de atendimento para o Ambulatório Geral da Família (AGF) Velha, que fica na Rua José Reuter, 125.

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Semus, reforça o compromisso com a segurança dos profissionais e repudia qualquer ato de violência. A secretaria também informa que os servidores agredidos receberam o apoio necessário e as medidas cabíveis estão sendo tomadas.

Atualização às 18h30 de 15/04: a matéria foi atualizada com uma fala mais detalhada do vereador Adriano Pereira, que esteve no local onde a equipe sofreu agressões. 

Leia também:

1. Marcão Dinamite: conheça o lutador de Blumenau que está invicto no MMA
2. Motociclista fica gravemente ferido após bater em caçamba na BR-470, em Blumenau
3. Após lucro recorde em 2024, Karsten antecipa pagamento do maior PLR da história
4. Da Microsoft ao BEC: conheça o CEO do Blumenau e os planos para o clube
5. “Gatos domésticos são responsáveis pela extinção de no mínimo 33 espécies de animais em todo o mundo”


Veja agora mesmo!

Clube de Caça e Tiro Velha Central mantém tradição secular na comunidade:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo