Médico de Blumenau é investigado por direcionar pacientes do SUS para clínica particular
Atuando na rede pública, ele cobrava por medicamentos disponíveis gratuitamente
Um médico da rede municipal de Blumenau está sendo investigado pela Polícia Civil por corrupção passiva. De acordo com a Delegacia de Combate à Corrupção, ele indicava a própria clínica particular para pacientes do SUS e cobrava por medicamentos que estão disponíveis gratuitamente.
Um mandado de busca e apreensão foi realizado no fim de tarde desta quinta-feira, 19. O médico atende em uma clínica no bairro Garcia. De acordo com a investigação, ele recomendava a própria clínica para os pacientes que atendia na rede municipal.
Segundo os pacientes, ele afirmava que a medicação que eles precisavam não era fornecida pelo SUS e a única forma seria procurando o consultório dele. Uma das pacientes relatou que ele chegou a afirmar que “o SUS quer mais que velho morra”. Entretanto, tais medicamentos são gratuitos pelo sistema.
A Vigilância Sanitária participou da atuação e autuou a clínica por venda irregular de medicação, apreendendo alguns medicamentos. A Polícia Civil seguirá a investigação para identificar outros pacientes que teriam sido coaptados e direcionados da rede pública de saúde para a clínica particular do médico investigado.
A especialidade ou identidade do médico não foram divulgadas pela Polícia Civil.