X
X

Buscar

Da embalagem à gestão: conheça Priscila Alves, administradora da General Lyy e da Swarovski Blumenau

Priscila Piai Alves, 26 anos, natural de Blumenau, cursou a faculdade de Administração na Furb e MBA em Gestão Empresarial na FGV. Aos 13 anos começou a trabalhar na empresa da família, General Lyy – multimarcas do segmento do surf e do skate – , na época do Natal, no setor de embalagens, e aos 15 anos começou efetivamente, em meio período, no escritório que administrava as lojas da sociedade dos seu pais Vilmar e Elisete e dos seus tios Jair e Elenita.

Em uma conversa bem descontraída no escritório, que fica em uma das lojas da família, conheci um pouco mais da história dessa menina espevitada, que apesar da pouca idade, possui uma responsabilidade que muitos não conseguem gerenciar. Vem comigo que te mostro um pouquinho mais da herança empreendedora de Priscila.

O começo

Em outubro de 1991, foi inaugurada pelos seus pais a primeira General Lyy, que iniciou com vendas no atacado com multimarcas. Em 1993, juntamente com seus tios Jair e Elenita, a marca abre a primeira loja na rua XV de Novembro.

Alguns anos depois, abriram outra loja no Shopping Neumarkt. Em 2009, Priscila começou sua trajetória nas rotinas administrativas da empresa familiar, trabalhando diretamente com seu tio Jair, que cuidava da parte administrativa e financeira da sociedade.

Felipe Carvalho/@motirovideo

Em 2015, nasce a concretização de um novo desafio, que era a abertura do primeiro franqueado General Lyy em Timbó e o segundo franqueado, no ano seguinte, em Joinville.

Em 2016 tornaram-se franqueados da marca Swarovski Blumenau, apostando em outro segmento. Em 2018 a sociedade dos pais com os tios foi dissolvida por motivos estratégicos, ficando duas lojas com cada sócio e a Swarovski com administração conjunta.

Matéria continua após o anúncio

A partir daí, Priscila começa efetivamente a administrar as lojas que ficaram com seus pais, ficando a parte comercial com seu Vilmar e o visual das vitrines, organização da loja, troca de coleção, contratação, compras dos produtos e atendimentos na loja com sua mãe Elisete.

Segundo Priscila. “A sociedade sempre deu certo, pois cada um fazia o que sabia de melhor. Meu pai nunca se meteu no financeiro do meu tio e meu tio nunca se meteu no comercial. Minha mãe nunca se meteu nas planilhas de compras e estoque da minha tia e minha tia nunca se meteu nas arrumações das vitrines da minha mãe.”

Para o futuro, a marca está focada na ampliação do projeto de franquias da General Lyy e na produção de produtos próprios. Com um ritmo de pelo menos 12 horas de trabalho, a jovem empreendedora respira e exala amor pelo que faz, apesar de como ela mesmo disse, “carregar tanto peso nas costas pelas responsabilidades que hoje possui”.

Acompanhe, um pouco mais do lado pessoal dela.

Bate-papo

Felipe Carvalho/@motirovideo

Hobby: Adoro exercício físico e viajar.

Lugar inesquecível: Disney, pois é um lugar e momento inesquecível na verdade, sempre sonhei a vida toda em ir, meus pais me deram de presente de 15 anos e também foi a primeira viagem dos meus pais.

Priscila por Priscila: Sou uma pessoa alegre, acessível, cabeça dura, esquecida demais. Sou chorona, totalmente sentimental e muito organizada.

O que sonha ainda em realizar: Viajar o mundo.

Qual foi o maior desafio da sua vida pessoal: Foi justamente a separação da sociedade e assumir toda a responsabilidade da administração das empresas com 24 anos.
Um conselho para quem está começando a empreender: analise muito bem todos os detalhes do mercado, pesquise, pois empreender no mercado brasileiro não é fácil e principalmente aprimore a gestão de pessoas.