Mesmo após Dia D, menos de 20% das crianças estão vacinadas contra pólio em Blumenau

Saiba como garantir imunização

Nesse sábado, 20, aconteceu o dia “D” das campanhas de vacinação contra a poliomielite e multivacinação, do Ministério da Saúde. Ainda assim, Blumenau não conseguiu vacinar nem 20% das crianças do município contra a poliomielite.

Ao todo, 4 mil vacinas foram aplicados no sábado. estas, aproximadamente 1.200 foram aplicadas contra a poliomielite, em crianças de 1 a menores de 5 anos, para prevenir a paralisia infantil.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (DIVE-SC) estima que Blumenau tenha 17.400 crianças que poderão ser imunizadas contra a poliomielite. A meta é vacinar no mínimo 95% deste público. Até agora cerca de 3 mil crianças foram vacinadas contra a pólio, o que corresponde a menos de 20% de cobertura.

O município ainda aplicou cerca 800 doses contra a gripe, 800 doses contra Covid-19 e pelo menos 1.200 vacinas contra outras 17 doenças, entre elas febre amarela, HPV, hepatite e tríplice bacteriana em diversos públicos.

Apesar do bom movimento nas salas de vacina, a equipe do Serviço de Vigilância Epidemiológica destaca que o ritmo precisa seguir sendo intenso para alcançar a meta do MS.

O AGF Velha foi a unidade que aplicou mais vacinas, foram 300 doses neste dia. Entre os ESFs, a unidade que aplicou mais vacinas foi o ESF Armando Odebrecht, no bairro Itoupavazinha, com cerca de 200 doses.

Vacinação segue

Durante a semana, a aplicação dos imunizantes segue sendo feita nas unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) e Ambulatórios Gerais da Família (AGF). A relação das salas de vacinas ativas está no site da prefeitura. As campanhas contra a poliomielite e multivacinação seguem até o dia 9 de setembro, sem necessidade de agendamento.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo