Mesmo atingido pela enchente, Parque das Itoupavas não teve prejuízos
Entenda o funcionamento do parque, já pensado para casos de alagamentos
O Parque das Itoupavas será reaberto ao público no sábado, 14, após sofrer com alagamento durante a cheia registrada em Blumenau na semana passada. Apesar de atingido pela água, o espaço não teve prejuízos estruturais, em brinquedos ou nas áreas de convívio social. Após passar por uma limpeza de recuperação, terá os portões abertos novamente à comunidade.
Mas até essa reabertura, nas redes sociais foi possível observar muitas críticas em relação à localidade do parque, um dos primeiros locais a ser atingido pela água em casos de enchentes na cidade. Entretanto, a Prefeitura de Blumenau explica que a estrutura foi criada pensando nas cheias e servindo principalmente como uma espécie de bacia de retenção das águas, além de um parque.
A intenção é que a água que sobe do Ribeirão das Itoupavas em períodos de muitas chuvas ou enchente, atinjam primeiramente o parque, evitando que se alastrem pras demais ruas da região.
“Nesse momento de chuvas intensas e enchentes, nós podemos perceber que ele cumpre a sua função primordial que é de promover a retenlão das aguas e garantir a segurança de localidades da região, como por exemplo a rua 1º de Janeiro”, explica o secretário de Planejamento Urbano do município, Eder Boron.
Por nota, a prefeitura também explicou que além da estrutura total, os mobiliários do parque também foram planejados levando em consideração a localidade. Por conta disso, a casa enxaimel foi construída em um ponto elevado, além dos outros equipamentos e brinquedos laváveis.
Fotos tiradas nesta segunda-feira, 9, no momento em que a limpeza estava sendo realizada no parque, mostram que o espaço estava com marcas da enchente, mas sem prejuízos maiores.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida: