Meteorologia aponta risco de desastres naturais em Santa Catarina nesta semana; veja
Volumes altos e de rara ocorrências são projetados por modelos numéricos para o Sul e o Leste catarinense
Segundo especialistas do portal Metsul, o cenário meteorológico que se desenha para algumas regiões de Santa Catarina é grave e de elevado perigo. Os dados foram calculados até esta quinta-feira, 5.
Em parte do Sul do país, a meteorologia já está antecipando uma série de riscos para a população que incluem alagamentos e inundações, cheias de rios, enchentes, deslizamentos, quedas de barreiras, e bloqueio parcial ou total de rodovias por inundação ou desmoronamentos.
Volumes
Os maiores volumes de chuva se darão na metade do Norte do Rio Grande do Sul e em grande parte de Santa Catarina, onde a maioria dos municípios terá 100 mm a 300 mm em menos de uma semana.
Entretanto, a pior situação vai se dar numa faixa que se estende do paredão da Serra do Mar na região de Torres (RS) até a área de Florianópolis, o que inclui grande parte do Sul do estado de Santa Catarina.
Para estes pontos, os modelos numéricos gerados por supercomputadores sinalizam 300 mm a 500 mm e algumas simulações chegam a projetar marcas isoladas de 500 mm a 600 mm.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida: