Meteorologista diz que há chance de neve nos pontos altos da região de Blumenau

Em Santa Catarina, região mais alta da Serra deve nevar nas próximas horas desta quinta-feira, 20

Existe a possibilidade de nevar nos pontos altos do Médio Vale do Itajaí, que compreende a região de Brusque, afirma o meteorologista Dirceu Severo, do Ceops/Furb.

Ele destaca que a maioria dos meteorologistas prevê neve para a região mais alta da serra, mas não descarta a possibilidade de ocorrer o fenômeno no Médio Vale, devido à massa de ar e a chegada iminente do frio.

Entre quinta-feira, 20 e sexta-feira, 21, é possível nevar em pontos altos e isolados da região, como por exemplo, o morro Spitzkopf, em Blumenau, destaca o meteorologista.

“Se a temperatura do ar chegar perto de zero grau, as gotas estão na mesma temperatura e pode ocorrer neve ou chuva congelada”, comenta Severo.

A meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz, por outro lado, não acredita na possbilidade de neve no Médio Vale. “Apenas no Alto Vale do Itajaí, apesar de a chance ser muito maior de ter uma chuva congelada do que neve”, comenta. Essa região compreende áreas mais altas, como Ituporanga, que deve variar em torno de 2 a 4 graus entre quinta e sexta-feira.

Ela destaca que a chance de nevar é mais possível na região do Planalto Sul, e em outras regiões como Meio Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Florianópolis Serrana, existe uma chance mínima, e provavelmente deve ocorrer o fenômeno da chuva congelada.

“Na região da serra, Planalto Sul, nas próximas horas a previsão é que já comece a nevar. Para as outras regiões, seria entre esta madrugada e manhã. No período da tarde de sexta-feira começa a diminuir a umidade e não há mais previsão de neve no estado”, finaliza Gilsânia.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo