Meteorologistas explicam calor intenso que atingiu Blumenau nesta quinta-feira
Apesar das altas temperaturas, a cidade não foi atingida pelas chuvas previstas
Na tarde desta quinta-feira, 3, o Alerta Blu registrou a temperatura mais alta da história do sistema, criado em 2014: 41,6ºC. Antes disso, a máxima havia sido de 41,3ºC, em dezembro de 2016. O calor já era esperado devido a um processo conhecido como pré-frontal. Ele antecede uma frente fria, que deve atingir o estado a partir desta sexta-feira, 4.
Essa condição faz com que o tempo fique muito aberto, o que aumenta a radiação. Além disso, o dia teve mais horas de sol do que o normal, o que também propiciou o aumento da temperatura.
Esses fatores foram combinados com a vinda de ventos quentes do noroeste do estado, o que é natural nesta época do ano. A meteorologista Taciana Weber, do Alerta Blu, enfatiza que os ventos vindos do interior do continente afetam ainda mais a nossa região, pois chegam aqui em forma de massa de ar quente. A junção desses elementos foi a responsável pelo calor intenso desta quinta-feira.
Alerta de tempestade
Apesar dos alertas de risco de temporais da Defesa Civil e Epagri/Ciram, apenas a região da Vila Itoupava foi atingida por chuvas mais intensas na noite desta quinta-feira. Weber explica que isso se deve ao fato de que as nuvens formadas pelo aquecimento se compõem em pequenos núcleos, por isso as chuvas são intensas e localizadas.
Segundo o meteorologista Clóvis Corrêa, da Epagri/Ciram, boa parte das instabilidades desviaram para o oceano, atingindo parte do litoral sul e o Rio Grande do Sul.
Previsão para o fim de semana
Em Blumenau as temperaturas devem ser mais amenas neste fim de semana, com a máxima de 29ºC. O tempo continuará instável, com a presença de nuvens, que devem trazer chuvas fracas e isoladas na noite de sábado, 5, e a qualquer momento durante todo o domingo, 6.
De acordo Corrêa, o tempo não fica muito diferente no litoral. Entretanto é possível que haja mais aberturas de sol no domingo, apesar de ainda existir o risco de chuvas fracas e localizadas.