+

Meteorologista aponta quais as chances de nevar novamente no Vale do Itajaí

Há possibilidade de neve nas regiões mais altas de Santa Catarina

Com a previsão para a chance de neve no estado de Santa Catarina no fim desta semana, surgiu a dúvida se o fenômeno pode acontecer na região do Vale do Itajaí, assim como ocorreu em 2013.

Segundo a meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima, as chances são muito baixas. Se ocorrer, será uma situação novamente bastante atípica.

Ela explica que a probabilidade é maior nas regiões mais altas do estado, como o Planalto Sul, Planalto Norte e Meio-Oeste. A massa de ar frio intensa que chega na região Sul do país encontra um cenário de umidade no ar, devido às condições de chuva fraca, o que facilita a ocorrência de neve, que pode ocorrer a partir de 1 °C negativos.

A previsão é que o Vale do Itajaí registre mínimas de 5 e 6 graus Celsius nas madrugadas de sexta-feira, 21, e sábado, 22. No entanto, as temperaturas devem começar a cair a partir de quarta-feira, 19, à noite.

A partir do domingo, 23, há chance de geada em algumas regiões, como Alto Vale do Itajaí.

Relembre quando nevou na região há sete anos

Moradores de Blumenau registraram o fenômeno na cidade há sete anos, em 23 de julho de 2013. Nevou também em Guabiruba e Botuverá. A ocorrência surpreendeu a população e deixou belas paisagens no Vale.

O fenômeno atípico foi registrado pela Diretoria de Meio Ambiente de Guabiruba nos bairros bairros Planície Alta, Lageado Alto e Aymoré, em pontos que fazem parte do Parque Nacional da Serra do Itajaí.

À época, muitas pessoas foram até o Morro de Santo Antônio e no sítio da Família Moresco, locais de grande concentração de flocos, para ver e registrar a neve.

Já Botuverá registrou neve nas localidades de Lageado e Chapadão, onde a altitude chega a 700 metros.


Ainda não está no grupo de notícias do jornal no WhatsApp? Clique aqui e entre agora mesmo.

Você tem Telegram? O jornal tem um canal de informações lá. Clique aqui e participe.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo