X
X

Buscar

“Meu propósito é estar ao lado do prefeito ajudando na construção da cidade”, diz Maria Regina (PSDB), vice-prefeita de Blumenau

Ela faz um balanço do governo atual e projeta as expectativas e propostas para o próximo mandato

A atual vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina de Souza Soar (PSDB), eleita na chapa com o Delegado Egidio (PL) para comandar o município pelos próximos quatro anos, conversou com a reportagem do jornal O Município Blumenau para falar sobre as expectativas e propostas para o mandato que inicia em janeiro.

“Eu realmente tive um governo a quatro mãos com o prefeito Mário e isso me deu a credibilidade para ser candidata ao lado do delegado Egidio a convite do próprio governador Jorginho, do prefeito Mário e do delegado”, diz.

Maria Regina frisa que teve interação e atuação em todas as áreas de governo, não apenas na área de saúde, onde atuava anteriormente. “A nossa proposta, algo que deixamos bem claro durante a nossa campanha, é que eu venho para ajudar assim como ajudei o prefeito Mário, trabalhando muito com foco em melhorar a vida das pessoas aqui na cidade e servindo”, destaca.

Assim como diz o nome da coligação, Maria Regina diz que o foco do mandato será servir e proteger. Ela entende que ao assumir um cargo público, como o de vice-prefeita, está ali para servir a comunidade e que é preciso ir ao encontro da população para avaliar todos os cenários nos bairros e as reivindicações de cada cidadão.

Já na questão proteger, ela comenta que como o prefeito eleito de Blumenau vem da área de segurança pública, Egidio sempre afirmou que quer tornar Blumenau uma cidade mais segura para se viver. “Vamos implantar toda uma questão de segurança pública na cidade, através de um serviço de inteligência. Hoje já temos uma Central de Controle Operacional (CCO) que é focada no trânsito da cidade e a ideia é ampliar esse serviço”, diz.

Primeiro turno

Maria Regina afirma que a vitória em primeiro turno demonstra uma valorização por parte da população ao governo atual, o qual ela faz parte. “As pessoas acreditaram naquilo que nós propagamos durante toda a nossa campanha, mostrando ações, programa de governo e aquilo que realmente vamos realizar nesses quatro anos de governo com muita responsabilidade. Não fizemos nenhuma proposta dentro do programa que não vamos conseguir tirar do papel”, salienta a vice-prefeita.

“Foi uma grande surpresa para nós. Tinhamos pesquisas indicando que estávamos na frente, mas logicamente que é pesquisa, a gente não sabe o que cada pessoa vai fazer lá na urna. Na hora que saiu o resultado nós ficamos muito felizes, só temos que agradecer a população que acreditou e acredita no nosso projeto”, acrescenta.

Executivo e Legislativo

Maria salienta que a ideia é conversar com todos os vereadores eleitos, visando construir um relacionamento sadio entre o Executivo e o Legislativo para discutir projetos que vão impactar toda cidade e a população.

“Precisamos dos vereadores para governar, precisamos que eles estejam alinhados à proposta do governo. Cada vereador, logicamente, tem a sua bandeira de atuação, mas a gente espera que todas as bandeiras que os vereadores trazem venham em encontro daquilo que realmente impacta nos bairros e na cidade. Teremos que construir juntos propostas que impactam a cidade e que sejam responsáveis”, salienta.

Maria enfatiza que independente da bandeira partidária, os vereadores são eleitos pelos cidadãos e devem trabalhar para servir a comunidade. “Cada vereador que traz para nós uma solicitação, uma sugestão, ele traz o que ele viu lá no bairro, é o que a comunidade solicita. Acho que é uma construção conjunta para que possamos ter um resultado exitoso para cidade”, diz.

Desafios e êxitos do governo atual

Na avaliação dela, o governo atual realizou muitas obras como a conclusão de 10 pontes e a revitalização de áreas importantes, como a Via Expressa, rua Itajaí, rua Sete de Setembro, a rua General Osório, além das ciclovias.

“O governo Mário e Maria foi um governo realizador e eu tenho gratidão ao prefeito Mário, pois ele me deu muitas oportunidades de ser uma vice-prefeita atuante”, analisa.

Ela cita que um grande desafio que a cidade enfrentou foi a questão do transporte público, que foi impactado diretamente durante o período de pandemia. “Não foi só em Blumenau, é uma realidade nacional: o transporte coletivo é um grande desafio. A empresa contratada na época era para transportar mais de 130 mil usuários por dia e durante a pandemia isso caiu para 20 mil usuários, ela teve que se reinventar. Hoje, depois de dois anos de pandemia, estamos chegando a 80 mil usuários por dia”, cita.

A vice-prefeita afirma que a administração municipal busca retornar com diversos horários que foram implantados antes da pandemia, pois, segundo ela, as pessoas estão optando pelos ônibus novamente. “Tenho certeza, assim como o Delegado Egidio, que o transporte coletivo tem que ser de qualidade, para que as pessoas realmente utilizem e que a gente tenha menos carros nas ruas, fazer com que a população tenha uma condição digna de transporte coletivo. Esse é um grande desafio que nós sabemos que temos que enfrentar”, diz.

Ela ainda destaca que o governo atual já tem trabalhado diante deste desafio e que já conseguiu algumas melhorias, como ônibus com ar-condicionado, novas frotas, sistema de segurança interno e externo, visando a qualidade e a segurança dos usuários.

Além disso, Maria Regina também pontua a necessidade de melhorias nos terminais, assim como os pontos de ônibus. “A pandemia trouxe desafios em diversas áreas e o transporte coletivo é um deles. As filas de espera de alguns procedimentos na área da saúde são um outro desafio. São desafios que nós como gestores temos que ter a responsabilidade de enfrentar e buscar a solução”, comenta.

Ela ainda cita que Blumenau foi o primeiro município a retornar com a educação presencial em Santa Catarina. Também destaca o fornecimento de material e uniforme escolar para todos os alunos, algo que deve ser mantido no próximo governo.

Governo a quatro mãos

Mário sempre salientou a importância de Maria Regina na administração municipal e intitulou o trabalho deles como “um governo a quatro mãos”.

“Quando o Delegado Egidio veio conversar comigo para estar ao lado dele como vice-prefeita, ele veio buscando essa parceria existente com o prefeito Mário. Eu acredito que, pelo caminhar da campanha, isso vai acontecer. O meu propósito e a minha missão é estar ao lado dele ajudando na construção da cidade e fazendo o melhor pelas pessoas que moram e trabalham aqui”, frisa.

Transição entre governos

Maria Regina também tem papel fundamental no governo de transição, que já teve a primeira reunião. Segundo ela, todas as pastas estão cientes dos relatórios que devem ser apresentados nos próximos dias. A ideia é que a comissão avalie cada secretaria para identificar o que há construído e o que existe de planejamento para os próximos anos.

“É uma transição muito tranquila, fui delegada pelo prefeito Mário e pelo prefeito Egidio para coordenar essa comissão. Já estou em conversa com toda equipe de governo, o prefeito Mário já fez uma reunião com o colegiado onde deixou claro isso”, diz. Ela também cita que tem um relacionamento muito próximo de todo colegiado e enfatiza que isso vai auxiliar na transição.

Maria diz que, conforme promessa durante a campanha, o secretariado será montado por pessoas técnicas e que tenham conhecimento das áreas que vão atuar.

Novo governo

Maria Regina enfatiza que esse será um novo governo e que reconhecerá as obras e melhorias que ocorrem em Blumenau atualmente. “Nós temos desafios normais de uma cidade grande como Blumenau, que vem crescendo a cada dia, é a terceira melhor cidade para se viver no país. Isso faz com que as pessoas venham empreender, morar e trabalhar aqui. É uma cidade que tem pleno emprego. É uma cidade grande, que tem que ter planejamento no seu momento populacional, pois hoje temos mais de 348 mil pessoas”, cita.

Ela também enfatiza que o planejamento é necessário em todas as áreas, como transporte público, educação, saúde e outros. “É dessa forma que temos que trabalhar, com muito planejamento e responsabilidade. Tenho a certeza de que será um governo exitoso também, um governo realizador, onde vamos trabalhar muito focados naquilo que é prioridade para nossa cidade”, pontua.

Samae

Maria Regina enfatiza que a gestão atual já determinou algumas mudanças no Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Blumenau, como a mudança do presidente e do corpo técnico.

“Sabemos dos desafios e da falta de água em alguns bairros, em especial na região Norte da cidade, onde já assinamos a ordem de serviço para construção de uma nova estação de tratamento que atenderá especificamente aquela região”, declara.

Segundo ela, hoje quando há falta de água na região Norte é preciso tirar um pouco de outras regiões para abastecer o local. A vice-prefeita enfatiza que a nova estação de tratamento já está em processo de licitação.

“Eu acredito que hoje já estamos conseguindo minimizar essa questão de falta de água em algumas localidades aqui da cidade. Alguns pontos de estação de água já foram colocados em bairros em que as pessoas têm dificuldade de ter a própria caixa de água em casa. É um grande desafio, nós sabemos disso e o delegado Egidio tem total ciência dessa situação e nós vamos trabalhar para resolver esse problema”, diz.

Leia também:
1. Criança de 11 anos fica ferida após ser atropelada por motocicleta em Blumenau
2. ParaOktober oferece conforto e acessibilidade na Oktoberfest Blumenau
3. Vizinhos ajudam combater incêndio em cozinha de casa em Blumenau
4. Prefeito Mário pode ter cargo de destaque no governo do estado
5. Adolescente é apreendido com 30 pedras de crack em Blumenau


Veja agora mesmo!

Primeira maternidade de Blumenau, Casa Johannastift ficou abandonada após enchentes: