Gerir uma equipe, fabricar o produto, divulgar o resultado final, vender o estoque e organizar as finanças… Os estudantes do Ensino Médio da Escola Barão do Rio Branco experimentam todos os setores empresariais na construção das miniempresas do segundo ano. Além disso, eles também integram a sustentabilidade na fabricação de sabão usando óleo de cozinha.
O projeto interdisciplinar abriga todos os componentes do Projeto de Vida do Ensino Médio: Economia e Empreendedorismo, Responsabilidade Social, Metodologia Científica, Saúde e Movimento e Oficina de Comunicação.
“Na Oficina de Comunicação eles vão estudar o marketing, desenvolver a logo e preparar o pitch; na de Economia vão gerenciar o custo do produto, a gestão e como lucrar com a fabricação; já em Química vão fabricar o próprio sabão. Cada componente aborda uma questão da miniempresa”, exemplifica Gabrielle Mendes, coordenadora do Ensino Médio.
O óleo reciclado é arrecadado pelos estudantes do Comitê de Sustentabilidade e os valores arrecadados com a venda de sabão são revertidos para instituições de caridade da cidade. Todo o processo é gerido e organizado pelos próprios estudantes.
“Cada equipe tem seu diretor: financeiro, produção, marketing, RH… Eles precisaram entregar currículo para definirem em qual cargo ficarão e, após a contratação, a equipe de RH pode realocá-los se considerar pertinente. A única possibilidade que não existe é a demissão, então eles precisam aprender a lidar com os colegas independente do nível de dedicação e mediar as situações de conflito”, detalha a coordenadora.