Ministério da Cultura reconhece tradição do Pelznickel, o Papai Noel do mato

Agora considerada Ponto de Cultura, Sociedade do Pelznickel, de Guabiruba, poderá buscar recursos federais

Ministério da Cultura reconhece tradição do Pelznickel, o Papai Noel do mato

Agora considerada Ponto de Cultura, Sociedade do Pelznickel, de Guabiruba, poderá buscar recursos federais

Bárbara Sales

A tradição do Pelznickel, o Papai Noel do mato de Guabiruba, foi reconhecida e certificada recentemente como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura. De acordo com a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, a iniciativa guabirubense cumpriu todos os critérios estabelecidos na Lei Cultura Viva.

O certificado comprova que a Sociedade do Pelznickel desenvolve e articula atividades culturais e contribui para o acesso, a proteção e a promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural no Brasil.

Fabiano Siegel, integrante da Sociedade do Pelznickel, explica que o processo para o credenciamento durou praticamente um ano. A entidade decidiu buscar o reconhecimento do Ministério da Cultura para poder ter acesso com mais facilidade a recursos federais. Atualmente, a sociedade recebe apenas recursos municipais para a realização da Pelznickelplatz no fim do ano.

“Com o tempo, só vai ser repassado verbas do governo federal se a iniciativa for reconhecida como um Ponto ou Pontão de Cultura, por isso decidimos fazer esse processo.”

A entrada no credenciamento teve início em fevereiro do ano passado. Os membros da entidade tiveram que enviar uma série de documentos à Brasília e também responder a um questionário com 300 perguntas no site www.culturaviva.org.br.

“Enviamos todo o histórico da nossa tradição, comprovação das nossas atividades com reportagens em jornais, vídeos, fotos, áudios, além de responder o extenso questionário explicando como é a realidade do nosso trabalho, para qual público é feito”, destaca.

Agora, a tradição do Pelznickel é o único ponto de cultura certificado pelo Ministério da Cultura na região. “É o reconhecimento do nosso trabalho. Hoje mais de 70 pessoas contribuem e depende de nós continuar a tradição. Se não fosse a Sociedade, não existiria mais o Pelznickel em Guabiruba. É um orgulho.”

Com o credenciamento, a entidade buscará participar de editais do Ministério da Cultura e também tentar recursos por meio da Lei Rouanet. “Sabemos que é difícil, burocrático, mas aos poucos devemos conseguir. Pagamos impostos federais e o retorno para a cidade é muito pouco. Vamos procurar esses recursos para beneficiar a população por meio da cultura.”

O que é um Ponto de Cultura?

Pontos de Cultura são grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural que desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades e em redes, reconhecidos e certificados pelo Ministério da Cultura por meio dos instrumentos da Política Nacional de Cultura Viva.

O reconhecimento como Ponto ou Pontão de Cultura garante uma chancela institucional, que pode ser importante para a obtenção de apoios e parcerias, e permite que a entidade ou coletivo se articule com os outros pontos e pontões da rede a partir de afinidades temáticas.

Os Pontos de Cultura também podem receber apoio financeiro através de editais públicos dos governos federal, estaduais e municipais. Os instrumentos de fomento para os Pontos de Cultura podem ser prêmios, bolsas ou o Termo de Compromisso Cultural (TCC), instrumento específico de repasse de recursos da Política Nacional de Cultura Viva.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio