Ministério da Saúde cria programa que oferece tratamento contra tabagismo e dependência da nicotina pelo SUS

Medida foi publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União

O Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) no Sistema Único de Saúde (SUS), que passa a oferecer tratamento para o tabagismo e dependência da nicotina. A medida foi publicada nessa terça-feira, 13, no Diário Oficial e tem como objetivo reduzir a prevalência de usuários no país.

Segundo a publicação, o novo PNCT tem a missão de “articular a rede de tratamento do tabagismo no SUS, o Programa Saber Saúde, as campanhas e outras ações educativas e a promoção de ambientes livres da fumaça do tabaco”. Caberá às secretarias Estaduais e Municipais de Saúde implementar o programa em suas áreas de atuação e a coordenação nacional será do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Além da gestão, o novo PNCT deverá atuar em três outros eixos: o cuidado integral, que inclui prevenção e promoção da saúde; educação; e vigilância. Tratamento, prevenção da iniciação ao tabagismo e proteção da exposição à fumaça, para evitar o consumo passivo, são ações ligadas ao cuidado integral.

No eixo educação o novo programa prevê qualificação de profissionais de saúde, gestores do PNCT, profissionais de vigilância sanitária, além do fomento de ações educativas voltadas à população.

Já o eixo vigilância em saúde é voltado para ações de monitoramento de consumo do tabaco e seus derivados, assim como de outros produtos fumígenos, derivados ou não do tabaco, e até de produtos ilegais.

Leia também:

1. Saiba quem era o homem encontrado em rio perto da BR-470, em Rio do Sul
2. Populares no Instagram, blumenauenses no Canadá têm problemas com visto e precisam de ajuda
3. Audiência pública faz pressão ao governo do estado para municipalização do Sesi em Blumenau
4. Bactéria é encontrada em queijo de empresa do Oeste de SC
5. Velório de menino que morreu junto da avó na BR-470 acontece nesta quarta-feira


Assista agora mesmo!

Risoto de alho-poró com queijo brie: uma experiência irresistível:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo