Ministério Público apura suspensão das câmeras corporais pela Polícia Militar em SC
Inquérito foi aberto pela 40ª Promotoria de Justiça da Capital
A 40ª Promotoria de Justiça da Capital, do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), em Florianópolis, instaurou um inquérito civil para apurar a suspensão do uso de câmeras corporais pela Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC). Os equipamentos deixaram de ser utilizados pela corporação em setembro.
De acordo com o promotor de Justiça Jádel da Silva Júnior, titular da promotoria, a questão estava sendo acompanhada por meio de um procedimento administrativo. Agora, o processo evoluiu para um inquérito civil. O objetivo do MP-SC é adotar medidas para orientar e viabilizar o uso das câmeras corporais pela PM-SC.
Segundo o promotor, o uso de câmeras corporais pela Polícia Militar fortalece a produção de provas, reduz índices criminais, combate a violência e controla o uso da força policial. Além disso, é um instrumento importante para o comando da corporação acompanhar e fiscalizar a qualidade do serviço prestado pelos policiais.
“Entendo que, além da necessidade do aprimoramento tecnológico das câmeras, é necessário submeter os policiais a treinamentos e capacitação específicos para o uso das câmeras durante as ações e abordagens policiais, e não apenas o conhecimento do uso da ferramenta”, afirmou o promotor de Justiça.
Sugestão de retorno das câmeras corporais
O Comando-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina e a Secretaria de Estado da Segurança Pública foram oficiados para se habilitarem no programa desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O programa disponibiliza verbas para a aquisição de equipamentos, permitindo a implementação e o retorno das câmeras corporais aos policiais militares do estado. Após o recebimento das informações, a 40ª Promotoria de Justiça avaliará as medidas que deverão ser adotadas.
Leia também os destaques da semana:
1. EXCLUSIVO – Tradicional marca de pão de Blumenau ampliará fábrica visando triplicar produção até 2026
2. Blumenauense campeão brasileiro de Drift estará em filme inspirado em Velozes e Furiosos
3. Escala 6×1: como votam os deputados de Blumenau e região e por quê
4. PEC da escala 6×1: saiba o que dizem as entidades empresariais de Blumenau
5. Fim da escala 6×1: o posicionamento dos sindicatos laborais de Blumenau sobre PEC
Veja agora mesmo!
Clube de Caça e Tiro Velha Central mantém tradição secular na comunidade: